IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2017/18

Engenharia Mecânica

Mecânica dos Materiais I

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 14312/2015 - 02/12/2015

6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 30,0 TP + 5,0 OT , Cód. 912322.

Docente(s)
- Isabel Maria Duarte Pinheiro Nogueira (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não se aplica

Objetivos

Proporcionar aos alunos conhecimentos sobre carregamento de vigas, tensão, extensão, torção, flexão e carregamentos transversais para projeto de vigas e veios.

Programa
Carregamentos em vigas: Apoios e carregamentos em vigas. Esforços em vigas.

Conceito de Tensão: Revisão de estática; Tipos de componentes estruturais; Tipos de apoios e ligações; Diagrama de Corpo Livre; Diagramas de Esforços, Conceito de tensão; Componentes de tensão; Carregamento axial, tensão normal; Tensão de corte média; Tensão num plano oblíquo devido a esforços axiais; Tensão admissível; Coeficiente de segurança.

Conceito de Extensão: Conceito de extensão; Extensão normal devido a um esforço axial; Diagramas de Tensão-Extensão; Lei de Hooke; Deformação sobre carregamento axial; Componentes sujeitos a variação de temperatura; Coeficiente de Poisson; Lei de Hooke generalizada; Extensão de Corte (distorções).

Torção: Deformação num veio cilíndrico; Tensões no domínio elástico; Ângulo de torção do domínio elástico; Projetos de veio ao corte.

Flexão Pura: Tensões e deformações em flexão pura; Deformações na secção transversal; Carregamento axial excêntrico num plano de simetria; Flexão assimétrica; Caso geral de flexão assimétrica.

Carregamentos transversais: Determinação das forças de corte num plano horizontal da viga; Determinação das tensões de corte; Tensões de corte em tipos comuns de vigas; Carregamento generalizado.

Projeto de vigas e veios: Diagramas e esforço transverso e momento fletor; Relação entre o carregamento, esforço transverso e momento fletor; Projeto de vigas Prismáticas; Vigas de igual resistência; Projeto de veios de transmissão.

Cálculo de deformada de uma viga por integração: Equação da curva elástica; Determinação da curva elástica a partir da carga distribuída; Problemas hiperestáticos; Método de sobreposição

Metodologia de avaliação
Trabalhos práticos realizados ao longo do semestre (100%)

Bibliografia
- Beer, F. e Johnston, E. (1998). Mecânica Vectorial para engenheiros - Estática. : McGraw-Hill
- Beer, F. e Johnston, E. (1998). Mecânica dos Materiais. : McGraw-Hill

Método de Ensino
Aulas tóricas expositivas onde se descreve e se exemplifica a aplicação dos princípios fundamentais e aulas teóricas-práticas onde e propõem a resolução de casos práticos.

Software utilizado nas aulas
N/A

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado