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Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial

Ano Letivo: 2017/18
O que se pretende:  Aprimorar a atuação técnica dos profissionais de História e demais áreas, na Pesquisa Arqueológica, Gestão do Património Cultural e Educação Patrimonial.   Características:  Coordenação: Doutora Alexandra Águeda de Figueiredo (alexfiga@ipt.pt) Títulação: Pós-graduação em Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial ECTS: 60 / CRÉDITOS BR: 30 Formato de ensino: Plataforma e-learning e bigbluebutton Língua: Português   Siga o link seguinte para efetuar inscrição: http://www.estt.ipt.pt/posgradAGEP/   Taxas de Frequência: 1000€ totais (Pagamento parcelar em 8 vezes/mensais) Inscrição - 150€ (realizada no ato da candidatura)   Período de inscrições: até dezembro de 2017.  Inicio de curso - Janeiro 2018 (3 semestres) Mensagem coordenação "Estimado candidato. Será para nós um prazer acompanhar-vos neste novo percurso de formação, que espero vá de encontro às vossas expectativas, tendo a certeza que permitirá um crescimento mutuo e uma excelente troca de conhecimentos no âmbito da arqueologia subaquática. Reunimos, para vos guiar, a melhor equipa. Os vossos professores, quase todos doutorados nas respetivas áreas, irão estar sempre à vossa disposição, quer nas aulas, quer por email para vos tirar dúvidas e vos ajudar em todo o processo.  Para além disso convidamos alguns especialistas para vos dar algumas palestras e estudos de casos concretos. Eles, também doutorados,  são professores do ensino superior de várias instituições ou trabalham em projetos de arqueologia subaquática, incluíndo no brasil, dando-vos uma perspetiva geral do que se tem vindo a desenvolver em vários países. Desta forma estamos certos de que em conjunto teremos uma turma de sucesso.   O processo letivo é à distância, mas num sistema diferente dos que normalmente são praticados, pois permite o contacto direto constante, tal como se fosse presencial, entre alunos, colegas e professores. Cada disciplina terá, tal como no sistema presencial, um conjunto de horas letivas (virtuais), teóricas/teórico-práticas/práticas, onde o professor se reunirá convosco para discutir temáticas e vos integrar na matéria a lecionar.    Assim, de acordo com o horário que vos será remetido, os professores entrarão dentro da disciplina para a lecionação da aula.  O vosso programa curricular poderá ser consultado no link (quadro lado esquerdo). Após a vossa inscrição e definição de edital de admissões (ocorre no término do período de inscrições) receberão um email da coordenação com as passwords de acesso ao sistema e informação referente ao funcionamento da plataforma de ensino à distância e curso.  Com esta poderão depois fazer o vosso login em  http://www.e-learning.ipt.pt/    Cada um dos módulos do programa possuí a sua página própria, com acesso aos conteúdos, avaliação, sala de aula e aulas gravadas. Nas horas marcadas em horário, os professores entrarão na sala para lecionar a matéria, bem como os restantes colegas.   No link AULAS GRAVADAS, também existente em cada módulo, irão encontrar as aulas lecionadas pelos docentes da disciplina. Isto é, no caso de impossibilidade da vossa presença na aula presencial virtual, no dia presente em horário, poderão aceder a ela em - aulas gravadas - podendo recuperar a matéria lecionada pelo professor ou rever a mesma sempre que entenderem.   Desejamos a todos um excelente ano letivo cheio de alegrias e sucessos. Alexandra Figueiredo   PS. Para qualquer dúvida não hesitem em nos contatar alexfiga@ipt.pt"  

 

Apresentação do curso

O curso pretende oferecer uma sólida formação cultural, científica e tecnológica, sustentada por uma estrutura curricular e um plano curricular que inclui o permanente contacto com situações reais em laboratório e in situ. O modelo deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências para excelentes saídas profissionais e para prosseguir estudos na área da arqueologia e património cultural.

O número de créditos a totalizar pelo aluno para a obtenção da pós-graduação é 60 ECTS/30 créditos.

O plano do curso está dividido em duas fases: Uma letiva de contacto, distribuída ao longo de dois semestres e uma prática realizada no terceiro semestre, onde o aluno terá a opção de desenvolver um estágio ou uma dissertação, num tema de sua preferência.

A maioria dos módulos obrigatórios funcionará ao fim de semana, sendo que alguns poderão também funcionar durante a semana, em horário pós-laboral, adaptado às diferenças de fuso-horário dos alunos dos diferentes países inscritos.

A página de facebook do curso pode ser consultada aqui. Participe!!!

Após pré-inscrição deverá remeter os seguintes documentos para secretariado: guiomar.fonseca@ipt.pt
  • Curriculum Vitae;
  • Cópia do certificado de habilitações;
  • Fotografia;
  • Cópia de BI (carta de cidadão)
  • Boletim de Candidatura

Este curso possuí a colaboração de vários docentes de outros países e das instituições a eles afetas, colaborando na ministração do curso, apresentando diferentes realidades no âmbito do património e da arqueologia.

Esta realidade permite também a fácil creditação e valência do mesmo no brasil. 

Não perca esta oportunidade!!!

 

Objectivos

- Aprendizagem dos conceitos, culturas, ocupação do território e dinâmicas de contato ao longo dos tempos.
- Aprofundar os conceitos e métodos da Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial, construindo uma formação especializada na área para a intervenção, preservação e proteção do património histórico-arqueológico.
- Desenvolver ações vinculando pesquisa, preservação, ensino, gestão e extensão;
- Possibilitar aos profissionais em Arqueologia, História e de outras áreas a integração em outros campos de atuação;
- Promover a interdisciplinaridade entre a disciplina de Arqueologia, História e demais áreas do conhecimento como Gestão do Património, Preservação e Educação Patrimonial.

Este curso está direcionado para profissionais provenientes de cursos superiores que atuam em:
  • Arqueologia;
  • Património;
  • Pesquisa cultural;
  • Laboratórios de Arqueologia;
  • Museus;
  • Ongs e Oscips de interesse cultural e educacional;
  • Gestão de bens arqueológicos, históricos e culturais;
  • Pesquisas e estudos sobre educação patrimonial.

Podem ainda ser aceites outros profissionais ou interessados com Curriculum relevante na área ou em término de curso superior.

Para mais informações consulte os links:

Contactos

Coordenador(a) de Curso

Alexandra Águeda de Figueiredo

Alexandra Águeda de Figueiredo

Gabinete: H211
t.: 967544224
ext.: 3183
endereço de e-mail

Coordenador(a) Erasmus

Alexandra Águeda de Figueiredo

Alexandra Águeda de Figueiredo

Gabinete: H211
t.: 967544224
ext.: 3183
endereço de e-mail

Secretariado

Guiomar Maria Marques Fonseca Cotovio

Guiomar Maria Marques Fonseca Cotovio

Gabinete: I 215
t.: 249 328 237
ext.: 1214
endereço de e-mail
Ano Letivo: 2017/18
Plano curricular
Cód. UC Área ECTS Docente
Obg. Opt.
1º Semestre
201437 Conservação e Restauro do Património Arqueológico 2 Ricardo Triães (2)
Leonor Loureiro (2)
20141 Introdução à Arqueologia 2 Gonçalo Velho (2)
201436 Introdução à Legislação e ao Património Cultural Terrestre e Marítimo 2 Fernando Larcher (2)
201424 Métodos e Técnicas Arqueológicas em Meio Terrestre e Subaquático 6 Alexandra Figueiredo (2)
20142 Origens do homem 2 Alexandra Figueiredo (2)
201446 Paleoambientes e Geoarqueologia 2 Silvério Figueiredo (2)
201439 Pré-História Brasileira 2 Alexandra Figueiredo (2)
201438 Pré-História Europeia 2 Alexandra Figueiredo (2)
2º Semestre
201413 Antropologia e Etnoarqueologia 2 Gonçalo Velho (2)
20145 Arqueologia das Antigas Civilizações 4 Alexandra Figueiredo (2)
201417 Educação Patrimonial 2 Alexandra Figueiredo (2)
201416 Estudos de Impacte Patrimonial Terrestre e Subaquático 2 Luis Santos (2)
201441 Gestão do Património Cultural 2 Silvério Figueiredo (2)
201426 Gestão do TerritórioGestão 2 Rita Anastácio (2)
201427 História Moderna e da Expansão Maritima Portuguesa 2 Fernando Larcher (2)
201440 História e Território do Brasil 2 Madalena Larcher (2)
201428 Património PaleontologicoPaleontologia 2 Silvério Figueiredo (2)
201445 Património SubaquáticoArqueologia 2 Alexandra Figueiredo (2)
201435 Projeto de ArqueologiaArqueologia 2 Gonçalo Velho (2)
201432 Sistemas de Deteção GeofísicaCiências da Terra 2
201434 Tecnomorfologia Lítica e CerâmicaArqueologia 2 Alexandra Figueiredo (2)
201449 Técnicas de Campo e LaborarórioArqueologia 6
201447 Técnicas de Campo e Laboratório aplicados à Arqueologia SubaquáticaArqueologia 2 Alexandra Figueiredo (2)
201433 ZooarqueologiaArqueologia 2 Silvério Figueiredo (2)

 

Plano curricular
Cód. UC Área ECTS Docente
Obg. Opt.
Anual
201416 Estudos de Impacte Patrimonial Terrestre e Subaquático 2
201426 Gestão do TerritórioGestão 2
201424 Métodos e Técnicas Arqueológicas em Meio Terrestre e SubaquáticoArqueologia 6
201428 Património PaleontologicoPaleontologia 2
201445 Património SubaquáticoArqueologia 2
201435 Projeto de ArqueologiaArqueologia 2
201432 Sistemas de Deteção GeofísicaCiências da Terra 2
201443 Sistemas de Informação Geográfica aplicado à Gestão do Património ArqueológicoInformática 4
201434 Tecnomorfologia Lítica e CerâmicaArqueologia 2
201449 Técnicas de Campo e LaborarórioArqueologia 6
201447 Técnicas de Campo e Laboratório aplicados à Arqueologia SubaquáticaArqueologia 2
201433 ZooarqueologiaArqueologia 2
1º Semestre
201437 Conservação e Restauro do Património ArqueológicoConservação e Restauro 2
20141 Introdução à ArqueologiaArqueologia 2
201436 Introdução à Legislação e ao Património Cultural Terrestre e MarítimoDireito 2
20142 Origens do homemArqueologia 2
201446 Paleoambientes e GeoarqueologiaCiências da Terra 2
201448 Pré-HistóriaArqueologia 4
2º Semestre
201413 Antropologia e EtnoarqueologiaAntropologia 2
20145 Arqueologia das Antigas CivilizaçõesArqueologia 4
201417 Educação PatrimonialEducação 2
201441 Gestão do Património CulturalGestão 2
201427 História Moderna e da Expansão Maritima PortuguesaHistória 2
201440 História e Território do BrasilHistória 2

 

Plano curricular
Cód. UCÁrea ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
201420 Estágio práticoArqueologia 12
201444 Seminário de Investigação, Gestão e de Educação PatrimonialArqueologia 4
201421 TeseArqueologia 12

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Condições de Acesso

Trata-se de uma pós-graduação em lato sensu ou seja, especialista em Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial.

A pós-graduação em Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial aposta numa aprendizagem à distância, através do e-Learning e videoconferência/plataforma BBB, usando as mais modernas e interativos meios de ensino pedagógico, dando a possibilidade a todos os interessados de poderem participar, num horário flexível e adaptado.

O e-Learning é uma ferramenta de ensino, baseada nas novas tecnologias, que foge ao tradicional modelo de aprendizagem. Fornece ao formando um conjunto de conteúdos pedagógicos de audiotexto e videotexto com os quais poderá interagir livremente. Neste sentido aplica o potencial das tecnologias de informação e comunicação ao desenvolvimento da formação curricular individual do aluno.

Este poderá, sem sair de casa, consultar o programa letivo, ter acesso aos apontamentos, realizar testes, enviar trabalhos, consultar as avaliações, solicitar explicações aos professores ou assistir em tempo real às aulas letivas.

As aulas ainda que à distância pressupõe um sistema de controlo de presença, permitindo ao aluno, levantar questões na sala de aula, interagir com os colegas, desenvolver trabalhos de grupo, ser acompanhado pelo docente e rever as mesmas na altura em que entender e onde quiser.

É um processo personalizado que permite uma flexibilidade temporal e espacial, indo de encontro aos interesses do aluno e ao local onde este se encontra.

Como qualquer programa letivo possui um conjunto de aulas de contacto direto (professor-aluno) e horas de trabalho independente.

Como se desenrola o processo?

· Bastará possuir ligação à internet e auscultadores/microfone. Um computador normal é suficiente para processar a plataforma.

· No início da aula a webcamera e a plataforma são ativadas e a aula é transmitido on-line.

· O aluno (onde estiver) entrará com uma palavra passe na plataforma, permitindo ao docente saber quem está presente.

· O professor também possuirá um computador com acesso à plataforma.

· O aluno poderá pedir explicações e tirar dúvidas on-line, durante a aula, através da plataforma de aprendizagem BBB. O professor explicará para a turma e o aluno assistirá à explicação pelo computador.

· Na aula estará disponível um blackboard e um sistema para apresentação de powerpoints que permitirá ao aluno acompanhar os conteúdos que o professor leciona.

· As aulas serão gravadas podendo ser revistas pelo aluno em qualquer altura e as vezes que considerar necessário.

· Na plataforma será também exposto os apontamentos, vídeos, manuais, artigos e livros digitais, testes, exames, entre outros documentos.

· Os professores poderão optar por desenvolver exames escritos, podendo estes ser também realizados à distância. Poderão conter perguntas de resposta múltipla, verdadeiro /falso, correspondência correta ou outro sistema e terão tempo limite, as respostas possuem valores associados.

· O sistema presencial efetivo dos alunos só será exigido durante o estágio, no caso de opção deste.

 Siga o link seguinte para efetuar inscrição:

http://www.estt.ipt.pt/posgradAGEP/

Valores

Inscrição: 150€ (euros)

Seguro: 2€ (euros)
Taxas de frequência:1000€ (euros)

Horário e dias de funcionamento

Curso na modalidade à distância (Plataforma de ensino à distância – IPT elearning-BBB).

Horário Pós-laboral.

 

 

Vagas

Limite minimo 10 alunos

Propinas e métodos de pagamento

O valor da propina é de 1 000,00€, podendo ser feito a pronto ou por 3 parcelas.

- 400€ no início do curso (até 30 de Novembro)

- 300€ até finais de Janeiro 2017

- 300€ até finais de Junho 2017

Taxas e Emolumentos

 Valor de inscrição: 150,00€

 Seguro escolar: 2,00€

Documentos necessários

(remeter por email para guiomar.fonseca@ipt.pt - secretaria da pós-graduação)

  • Curriculum Vitae detalhado;
  • Certificado de Habilitações;
  • Cópia do bilhete de identidade ou documento de identificação;
  • Cópia do cartão de contribuinte.
  • Boletim de candidatura

Calendarização

Saídas profissionais

Como saídas profissionais os formandos poderão prosseguir trabalhos de pesquisa, gestão, educação e projetos em instituições público ou privadas que integrem nos seus corpos especialistas com necessidade de valências em Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial.
Como instituições acolhedoras destes profissionais contam-se:
  • Instituições de Ensino Superior
  • Municípios;
  • Empresas de Arqueologia;
  • Associações/ONGs;
  • Museus;
  • Instituições de Gestão de Património Cultural;
  • Laboratórios;
  • Centros de Pesquisa 
  • Centros de Educação Patrimonial

Locais de funcionamento

Tomar

Tomar

Parcerias

 
facebookmoodle
Ano Letivo: 2017/18
NP4552
Financiamento
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santander
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portugal2020
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compete2020
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