IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2016/17

Web e Dispositivos Móveis

Introdução ao Desenvolvimento de Jogos

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso n.º 12718/2016 - 19/10/2016

6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 620014.

Docente(s)
- Valter José Gonçalves Bouça (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
n.a.

Objetivos
Transmitir conhecimentos e conceitos base no desenvolvimentos e teoria de jogos, analisar e desenvolver jogos na perspectiva de utilizador, entender os conceitos de narrativa e personagens bem como perceber o processo de desenvolvimento de um jogo.

Programa
A história e cultura dos videojogos
Aplicações de jogos: simulação, aprendizagem, divertimento, investigação, jogos sérios
A Experiência do Utilizador: Jogabilidade, Detalhe, Interacção, Exactidão e Teoria do Divertimento
Contextos de Jogo: Mundos, Cenários, Abstracções e “Emotioneering”
Teoria de Jogos
Processo de design e desenvolvimento de um jogo
Estruturação e desenvolvimento de Jogos para web e para dispositivos Moveis

Metodologia de avaliação
- Componente de avaliação teórica - 40%, nota mínima de 8 valores.
- Componente de avaliação prática - 60%, nota mínima de 10 valores. Corresponde à realização de um projeto.

Bibliografia

Método de Ensino
Exposição dos conteúdos programáticos aos alunos com recurso ao método expositivo e demonstrativo. Análise e resolução de casos práticos.

Software utilizado nas aulas
Plataforma de desenvolvimento Unity

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado