IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2016/17

Contabilidade e Gestão

Gestão Administrativa de Recursos Humanos

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso n.º 2033/2018 - 14/02/2018

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 45,0 PL , Cód. 602910.

Docente(s)
- Ana Marta Diniz Santos Rodrigues (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Dotar de conhecimentos sobre a acção do departamento de RH, em concreto da gestão administrativa de recursos humanos.
Conhecer os documentos e procedimentos na admissão de colaboradores, assim como as comunicações obrigatórias.
Conhecer os procedimentos para o processamento e cálculo salarial.

Programa
1. Atividades Económicas – Criação de Empresa (Unipessoal, Sociedades por Quotas, Sociedade Anónima); O CAE; Recibos Verdes. Procedimentos no Balcão Empresa na Hora; Concentração serviços; Adesão a Centros de arbitragem; Atribuição de Domínio .pt; Proteção de Marca e Patente (INPI); Formas de Financiamento; Startups, crowdfunding, Incubadoras - Novas Realidades de Financiamento.
2. Recrutar & Selecionar – Distinção dos conceitos; O processo de Recrutamento: Elaboração do Perfil de candidato; Elaborar um Portfólio de Competências; Métodos de Recrutamento; Elaboração de Anúncio (Aberto; Semi-aberto; Fechado); Recrutar nas Redes Sociais; O Networking; Apadrinhamento.
Métodos de Seleção: A carta de apresentação; Provas de selecção; Elaborar um CV; a Foto do CV; Como pontuar requisitos; As fases da Entrevista e objectivos; detectar incongruências; erros comuns. Hard skills e Soft Skills; Construir uma marca pessoal, tirando partido das redes sociais.
3. Custos do Trabalho – Empresa Versus Trabalhador. Seguro de acidentes de Trabalho; Subsídio de Alimentação e Tickets; Doença no trabalho; Fundo de Compensação do Trabalho; Formação obrigatória; Higiene e Segurança; Medicina no Trabalho; Despedimentos; Desemprego involuntário.
4. Admissão de Trabalhadores – Gestão dos Contratos de Trabalho, Irregularidades que podem mudar a tipologia do contrato; Trâmites legais à contratação; Comunicações à ACT; Segurança Social; Exames Médicos; Fichas de Aptidão; Inscrição e comunicação de novos trabalhadores.
5. Documentos e Comunicações Obrigatórias – Declaração de Remunerações; Desconto para Fundo de Compensação; Pagamentos à Segurança Social; Pagamento das retenções na Fonte; Relatório Único; Participação de Acidente Mortal ou Grave (ACT); Trabalho no Estrangeiro (ACT); Declaração de Desemprego; Declaração Anual de Rendimento; Modelo 10; Modelo 22 (anual); Modelo 42 (mensal); Pedidos à Comissão Nacional de Proteção de Dados.
6. Processamento Salarial; Mapas e Registos Obrigatórios – Afixação Mapas de Trabalho; Registo dos Tempos de Trabalho; Regimes de Isenção de Horário de Trabalho e Trabalho Nocturno; Banco de Horas; Trabalho Suplementar; Descanso Compensatório; Faltas Justificadas e Injustificadas; Subsídio de Férias e Subsídio de Natal; Recibo de Vencimento – Remuneração Bruta; Retenções obrigatórias, isenções; Vencimento Líquido.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: através de prova escrita com 70% e conjunto de trabalhos individuais com 30%. Avaliação Final: Exame na época estabelecida.
O aluno dispensa do exame final com a aprovação em cada momento com valor igual ou superior a 9,5 valores.

Bibliografia
- Estevão, M. (2009). Manual de Gestão de Pessoas. Lisboa: Edições Sílabo
- Gomes, J. e Pina e Cunha, M. e Rego, A. (2008). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. Lisboa: Edições Sílabo, Lda
- Reis, P. (2016). Cálculo e Processamento Salarial. Lisboa: Lidel - Edições Técnicas
- Sousa, M. e Duarte, T. (2006). Gestão de Recursos Humanos - Métodos e Práticas. Lisboa: Lidel - Edições Técnicas

Método de Ensino
Método expositivo: Aula com exposição oral, apoiadas por data show e Prezi.
Apresentação e discussão de casos e Desenvolvimento de trabalhos.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado