IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2016/17

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Seminário: Criatividade e Inovação

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016

3 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 S + 15,0 OT , Cód. 964034.

Docente(s)
- Sílvio Manuel da Rocha Brito (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final do curso os alunos deverão saber utilizar e fomentar a criatividade, deter capacidade analítica, efetuar aproximações à resolução de problemas, e encorajar a inovação na organização.

Programa
Criatividade: Atitudes criativas: a. Desenvolver a procura de novas soluções. b. Desenvolver a capacidade de expressão. c. Desenvolver a mudança de pensamento e adaptação. 2. Exercícios de criatividade em grupo. a. Exercícios de humorizar a resolução de problemas. b. Exercícios de antecipação do pensamento ao problema. c. Exercícios de desafios interpessoais. d. Exercícios de desafiar as convenções. e. Exercícios estimuladores de autoconfiança. f. Exercícios de tolerância com a incerteza e o risco. g. Exercícios de motivação. h. Exercícios de tomada de decisão. 3. Inovação: Fontes de inovação: sistémica, autónoma, radical, incremental. Barreiras à inovação: ausência de recursos, não implementação de processos e protótipos, equipamento obsoleto e insuficiente. Difusão da inovação: modelos e redes de inovação.4 . Ativar o espírito de conceptualização de ideias: a. Geração e síntese de ideias. i. Ideias pelos recursos. ii. Ideias pela oferta. iii. Ideias pelos clientes. iv. Ideias pelas finanças. v. Ideias por múltiplos epicentros. vi. Poder das questões de antecipação. b. Processo de elaboração de ideias. i. Imersão. ii. Expansão. iii. Seleção de critérios. 4. Constituição da equipa: a. Deteção do potencial criativo. b. Deteção de conflitos. c. Deteção de estilos de comportamento na relação e na tarefa. 5. Prototipagem: a. Construir lista de prioridades. b. Desenho do modelo. c. Construção do modelo. d. Exposição do modelo.

Metodologia de avaliação
Realização de trabalho prático que consistirá na apresentação de um protótipo de um produto ou serviço, com discussão publica e nota mínima de 10 valores, e de acordo com um ranking estabelecido pelo docente.

Bibliografia
- Bridges, C. (2016). In Your Creative Element. (Vol. 1). (pp. 1-257). London: Kogan Page
- Clegg, B. (2016). Instant Creativity. (Vol. 1). (pp. 1-183). London: Kogan Page
- De Bono, E. (2012). Creatividad - 62 ejercicios para desarrollar la mente. Espanha: Paidós
- José António, M. e Marina, E. (2013). El Aprendizaje de La Creatividad. Espanha: Ariel

Método de Ensino
Metodologia totalmente centrada em equipas discentes, que executam um trabalho, no ambiente de sala de aula, sobre cada tema do programa, recolhendo previamente elementos, podendo solicitar ao docente uma orientação nas suas pesquisas.

Software utilizado nas aulas
Os discentes podem utilizar todo e qualquer software para poder executar o seu trabalho.

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado