IPT Logotipo do IPT

Banner gráfico
Banner gráfico - mobile

TeSP - Gestão Comercial e Vendas

Ano Letivo: 2016/17
  Direção e Secretariado do CTeSP em Gestão Comercial e Vendas deseja a todos os alunos Boas Vindas e um Excelente Ano Letivo!     Se ainda não apresentaste a Tua candidatura, tens até dia 23 outubro para o fazer. Mais informações em www.ipt.pt

 

 O Técnico superior profissional é capaz de organizar um ponto de venda que explora o potencial das condições comerciais e stocks, assim como elaborar e implementar um plano de comunicação e animação comercial.

 

Objectivos

 Atividades principais:
  • Coordenar o plano de animação e desenvolvimento do ponto de venda;
  • Elaborar relatórios de atividades comerciais;
  • Planear campanhas a nível do merchandising;
  • Implementar a aplicação da legislação comercial em vigor aplicável ao contexto da empresa;
  • Desenvolver e implementar serviços de acolhimento aos clientes;
  • Diagnosticar as necessidades dos clientes;
  • Coordenar a receção e o tratamento de reclamações, bem como outras situações posteriores à venda, de acordo com a importância estratégica do serviço pós-venda;
  • Planear estudos dos produtos e ou dos serviços da empresa;
  • Implementar as técnicas de venda e negociação;
  • Gerir e organizar a força de vendas;
  • Desenvolver estudos sobre o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral;
  • Desenvolver uma estratégia de comércio electrónico e acompanhar os seus resultados.

Contactos

Coordenador(a) de Curso

Maria de Fátima Rodrigues Pedro

Maria de Fátima Rodrigues Pedro

Gabinete: O210
t.: 00351 249 328 244
ext.: 1125
endereço de e-mail

Secretariado

Maria Ines Silvestre Fernandes

Maria Ines Silvestre Fernandes

Gabinete: O 218
t.: 249328290
ext.: 3108
endereço de e-mail
Ano Letivo: 2016/17

Publicação em Diário da República: Aviso nº 2367/2016 - 25/02/2016

Plano curricular
UC Área ECTS Docente
Obg. Opt.
1º Semestre
Atelier de CriatividadeGestão e administração 2 Sílvio Brito
InglêsLínguas e literaturas estrangeiras 4
Métodos QuantitativosMatemática e estatística * 4
PortuguêsLíngua e literatura materna 4
Princípios de MarketingMarketing e publicidade 6 Fátima Pedro
Princípios e Técnicas de Gestão de EmpresasGestão e administração 6
Sociedade e EconomiaEconomia 4 Cláudia Pires da Silva
2º Semestre
Administração e Gestão 5
Comportamento do ConsumidorCiências sociais e do comportamento * 3
Direito das EmpresasDireito 5 Paula Almeida
Estudos de MercadoMarketing e publicidade 4 Fátima Pedro
Maria João Inácio
Expressão Oral e Escrita 5
Gestão e Estratégia ComercialGestão e administração 4
Informática 5
Inglês Elementar 5
Introdução à Economia 5
Matemática Complementar 5
Tecnologias da Informação e ComunicaçãoInformática na óptica do utilizador 6
Técnicas de ComunicaçãoMarketing e publicidade 2
Técnicas de Venda e Negociação ComercialComércio 6

 

Plano curricular
UCÁrea ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
Análise de Casos em Gestão de Comércio e ServiçosComércio 4 Sílvio Silva
Atelier de Inovação e EmpreendedorismoGestão e administração 2 Rodrigo José das Neves Morais
Comunicação e Comércio ElectrónicoInformática na óptica do utilizador 6 Vasco Silva
Gestão de StocksComércio 4 Sílvio Silva
Liderança e MotivaçãoCiências sociais e do comportamento * 5 Ana Junça
Merchandising e PromoçõesMarketing e publicidade 4 Fátima Pedro
Projecto AplicadoComércio 5 Luís Filipe Rui Oliveira Caetano
2º Semestre
EstágioComércio 30 Fátima Pedro

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12803/2021 - 29/12/2021

Plano curricular
UC Área ECTS Docente
Obg. Opt.
1º Semestre
Direito das EmpresasDireito 5
Informática de GestãoInformática na óptica do utilizador 6
Introdução à Gestão de EmpresasGestão e administração 6
Métodos QuantitativosMatemática e estatística 4
Princípios de MarketingMarketing e publicidade 5
Sociedade e EconomiaEconomia 4
2º Semestre
Atelier de Criatividade e EmpreendedorismoGestão e administração 4
Comportamento do ConsumidorCiências sociais e do comportamento 4
Estudos de MercadoMarketing e publicidade 6
Gestão e Estratégia ComercialGestão e administração 6
InglêsLínguas e literaturas estrangeiras 4
Técnicas de Venda e Negociação ComercialComércio 6

 

Plano curricular
UCÁrea ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
Análise de Casos em Gestão de Comércio e ServiçosComércio 4
Comunicação e Comércio ElectrónicoInformática na óptica do utilizador 5
Gestão de StocksComércio 5
Liderança e MotivaçãoCiências sociais e do comportamento 5
Merchandising e PromoçõesMarketing e publicidade 5
Projecto AplicadoComércio 6
2º Semestre
EstágioComércio 30

Condições de Acesso

 

Maria de Fátima Rodrigues Pedro

Professor-adjunto da Unidade Departamental Ciências Empresariais

Gabinete: O210

Telefone: 00351 249 328 244    Ext: 1125

 e-mail: fatimapedro@ipt.pt

Secretariado

Maria Ines Silvestre Fernandes

Gabinete: O 218

Telefone: 00351 249328290    Ext: 3108

e-mail: sec-cet_esgt@ipt.pt
 
 

Destinatários

Podem candidatar-se ao acesso aos cursos técnicos superiores profissionais:

·         Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;

·         Titulares das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março;

·         Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.

 

Provas de Ingresso

Área relevante para o ingresso (n.º 4 do artigo 11.º do Decreto -Lei n.º 43/2014, de 18 de março):

  • Português
  • Economia
  • Matemática

Propinas e métodos de pagamento

 O valor da propina é de 600,00€ anuais, podendo ser feito a pronto ou por 8 mensalidades de 67,00€ e a última de 64,00€.

Documentos necessários

 Ficha de candidatura preenchida;

- Fotocópia simples (facultativa) do BI e Cartão de Identificação Fiscal ou Cartão de Cidadão;

- Certificado de habilitações ou Certificado de frequência com discriminação das disciplinas feitas;

- Currículo escolar e profissional

Saídas profissionais

O Técnico superior profissional é capaz de organizar um ponto de venda que explora o potencial das condições comerciais e stocks, assim como, elaborar e implementar um plano de comunicação e animação comercial.


Funções a desempenhar

· Técnico Comercial

· Gestor de Vendas

· Técnico de Marketing

· Agente ou Delegado Comercial

· Promotor de Vendas

· Técnico de Merchandising

· Prospector Comercial

Ano Letivo: 2016/17
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
Financiamentos