IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2015/16

Conservação e Restauro

História da Arte 2

<< voltar ao Plano Curricular

4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP + 2,0 OT , Cód. 938052.

Docente(s)
- Maria Teresa Ribeiro Pereira Desterro (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Compreender a evolução do paradigma artístico ao longo da Idade Média e da Época Moderna, e relacioná-lo com as respectivas modificações sócio-culturais. Caracterizar os movimentos artísticos e desenvolver a capacidade de leitura das obras, enquanto objectos estéticos, históricos e artísticos.

Programa
I – A evolução artística na Baixa Idade Média
1–A Arte Românica
1.1- Origem e definição do conceito.
1.2- Arquitectura religiosa e civil
1.3 - A escultura: o relevo e a escultura de vulto.
1.4- A pintura: o fresco e a iluminura.
2-A Arte Gótica
2.1 - Da ideia pejorativa de "Opus Gothicum" à reabilitação do conceito.
2.2 - Enquadramento histórico e cultural da emergência do Gótico.
2.3- A Arquitectura.O Gótico como sistema: inovações técnicas.
2.4- A Escultura: decorativa, de vulto redondo e tumulária.
2.5- A pintura: iluminura, freco, pintura retabular e vitral.
II–O desenvolvimento artístico na Época Moderna.
1–Origens do Espaço Plástico Renascentista
1.1-A perspectiva e a recuperação da tridimensionalidade na pintura e na escultura
1.2 - A arquitectura e a importância da tratadística
2–O Renascimento Italiano
3-A "Ars Nova" Flamenga
4-A irradiação europeia da experiência renascentista
5-O Maneirismo
5.1–O novo conceito estético e artístico.A rebelião anti-clássica
5.2-Inovações compositivas na Pintura, Arquitectura e Escultura.
5.2.1 -"A Prima-Maniera" e a "Ars Naturans".A "Contra-Maniera"
5.2.2.O Maneirismo de Antuérpia.
5.2.3 - A difusão do Maneirismo na Europa.
6- A evolução artística do Barroco ao Classicismo.
6.1- O Barroco
6.1.1- O pensamento arquitectónico
6.2- A escultura
6.3- A pintura: do naturalismo tenebrista ao ornamento proselitista.
7- O Neoclassicismo
7.1- O iluminismo e o retorno à citação.

Metodologia de avaliação
No regime de avaliação contínua, realizam-se duas frequências,sendo 7,5 a nota mínima exigida para poder ser realizada (ou validada) a outra,dependendo a aprovação de uma média final de 10 valores. Exame Final : aprovação - nota mínima de 10 valores

Bibliografia
- Chevalier, J. e Gheer Brant, A. (1982). Dictionnaire des Symboles. Mythes, Rêves, Coutumes, Gestes, Formes, Figures, Couleurs, Nombres. Paris: Robert Laffont & Jupiter
- Janson, H. (2010). A Nova História da Arte de Janson. A tradição ocidental. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

Método de Ensino
Aulas teóricas, partindo sempre da observação e análise das obras de arte.
Aulas teórico-práticas com base na discussão e reflexão sobre os conteúdos abordados nas aulas teóricas.
Apoio tutorial
Visitas de estudo

Software utilizado nas aulas
powerpoint

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado