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Gestão Comercial e Vendas

Ano Letivo: 2015/16
 Direção e Secretariado do CTeSP em Gestão Comercial e Vendas deseja a todos os alunos Boas Vindas e um Excelente Ano Letivo!As candidaturas aos cTeSP continuam abertas

 

 O Técnico superior profissional é capaz de organizar um ponto de venda que explora o potencial das condições comerciais e stocks, assim como elaborar e implementar um plano de comunicação e animação comercial.

 

Objetivos

 Atividades principais:
  • Coordenar o plano de animação e desenvolvimento do ponto de venda;
  • Elaborar relatórios de atividades comerciais;
  • Planear campanhas a nível do merchandising;
  • Implementar a aplicação da legislação comercial em vigor aplicável ao contexto da empresa;
  • Desenvolver e implementar serviços de acolhimento aos clientes;
  • Diagnosticar as necessidades dos clientes;
  • Coordenar a receção e o tratamento de reclamações, bem como outras situações posteriores à venda, de acordo com a importância estratégica do serviço pós-venda;
  • Planear estudos dos produtos e ou dos serviços da empresa;
  • Implementar as técnicas de venda e negociação;
  • Gerir e organizar a força de vendas;
  • Desenvolver estudos sobre o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral;
  • Desenvolver uma estratégia de comércio electrónico e acompanhar os seus resultados.

Contactos

Coordenador(a) de Curso

Maria de Fátima Rodrigues Pedro

Maria de Fátima Rodrigues Pedro

Gabinete: O210
t.: 00351 249 328 244
ext.: 1125
endereço de e-mail

Secretariado

Maria Ines Silvestre Fernandes

Maria Ines Silvestre Fernandes

Gabinete: O 218
t.: 249328290
ext.: 3108
endereço de e-mail
Ano Letivo: 2015/16

Publicação em Diário da República: Aviso nº 2367/2016 - 25/02/2016

Plano curricular
Cód. UC Área ECTS Docente
Obg. Opt.
1º Semestre
60023 Atelier de CriatividadeGestão e administração 2 Sílvio Brito (2)
60022 InglêsLínguas e literaturas estrangeiras 4 Ana Paula Gomes Ribeiro (2)
60024 Métodos QuantitativosMatemática e estatística * 4 José Faria Paixão (2)
60021 PortuguêsLíngua e literatura materna 4 Mónica Sofia Saraiva Saldanha (2)
60027 Princípios de MarketingMarketing e publicidade 6 Fátima Pedro (2)
60026 Princípios e Técnicas de Gestão de EmpresasGestão e administração 6 José Pinheiro Nogueira (2)
60025 Sociedade e EconomiaEconomia 4 Maria Rosário Neves (2)
2º Semestre
600228 Administração e Gestão 5
600213 Comportamento do ConsumidorCiências sociais e do comportamento * 3 Alexandra Carvalho (2)
60029 Direito das EmpresasDireito 5 Maria de Fátima Nunes Simões Duro (2)
600212 Estudos de MercadoMarketing e publicidade 4 Fátima Pedro (2)
Maria João Inácio (2)
600227 Expressão Oral e Escrita 5
600214 Gestão e Estratégia ComercialGestão e administração 4 Sílvio Silva (2)
600224 Informática 5
600226 Inglês Elementar 5
600225 Introdução à Economia 5
600223 Matemática Complementar 5
60028 Tecnologias da Informação e ComunicaçãoInformática na óptica do utilizador 6 Vasco Silva (2)
Valter Bouça (2)
600210 Técnicas de ComunicaçãoMarketing e publicidade 2 Inês Câmara (2)
600211 Técnicas de Venda e Negociação ComercialComércio 6 Sílvio Silva (2)

 

Plano curricular
Cód. UCÁrea ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
600216 Análise de Casos em Gestão de Comércio e ServiçosComércio 4
600215 Atelier de Inovação e EmpreendedorismoGestão e administração 2
600217 Comunicação e Comércio ElectrónicoInformática na óptica do utilizador 6
600218 Gestão de StocksComércio 4
600219 Liderança e MotivaçãoCiências sociais e do comportamento * 5
600220 Merchandising e PromoçõesMarketing e publicidade 4
600221 Projecto AplicadoComércio 5
2º Semestre
600222 EstágioComércio 30

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12803/2021 - 29/12/2021

Plano curricular
Cód. UC Área ECTS Docente
Obg. Opt.
1º Semestre
60029 Direito das EmpresasDireito 5
600231 Informática de GestãoInformática na óptica do utilizador 6
600232 Introdução à Gestão de EmpresasGestão e administração 6
60024 Métodos QuantitativosMatemática e estatística 4
60027 Princípios de MarketingMarketing e publicidade 5
60025 Sociedade e EconomiaEconomia 4
2º Semestre
600233 Atelier de Criatividade e EmpreendedorismoGestão e administração 4
600213 Comportamento do ConsumidorCiências sociais e do comportamento 4
600212 Estudos de MercadoMarketing e publicidade 6
600214 Gestão e Estratégia ComercialGestão e administração 6
60022 InglêsLínguas e literaturas estrangeiras 4
600211 Técnicas de Venda e Negociação ComercialComércio 6

 

Plano curricular
Cód. UCÁrea ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
600216 Análise de Casos em Gestão de Comércio e ServiçosComércio 4
600217 Comunicação e Comércio ElectrónicoInformática na óptica do utilizador 5
600218 Gestão de StocksComércio 5
600219 Liderança e MotivaçãoCiências sociais e do comportamento 5
600220 Merchandising e PromoçõesMarketing e publicidade 5
600221 Projecto AplicadoComércio 6
2º Semestre
600222 EstágioComércio 30

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Condições de Acesso


Maria de Fátima Rodrigues Pedro

Professor-adjunto da Unidade Departamental Ciências Empresariais

Gabinete: O210

Telefone: 00351 249 328 244    Ext: 1125

e-mail: fatimapedro@ipt.pt



Secretariado

Maria Ines Silvestre Fernandes

Gabinete: O 218

Telefone: 00351 249328290    Ext: 3108

e-mail: sec-cet_esgt@ipt.pt


Destinatários

Podem candidatar-se ao acesso aos cTeSP:

. Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;

. Os titulares de um curso de ensino secundário profissional de Nível 4;

. Os titulares de um diploma de especialização tecnológica (CET);

. Os titulares de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional;

. Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos;

. Os estudantes que, tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.o e 11.o anos de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, e não tendo concluído o curso de ensino secundário, sejam considerados aptos através de prova de avaliação de capacidade a realizar pela instituição de ensino superior.





Apoios Sociais
  • Possibilidade de Bolsa de Estudo;

  • Complementos de bolsas de estudo para alojamento;

  • Complementos de bolsas de estudo para transportes de alunos das Regiões Autónomas;

  • Auxílios de emergência;

  • Acesso a unidades alimentares

    a preços sociais;

  • Acesso a alojamento;

  • Atribuição de bolsas de mérito;

  • Atribuição de bolsas de estudante-colaborador;

  • Bolsas Municipais.




Serviços Académicos

Emolumentos

40,00€

Documentos necessários

Ficha de candidatura preenchida;

- Fotocópia simples do BI e Cartão de Identificação Fiscal ou Cartão de Cidadão;

- Certificado de habilitações ou Certificado de frequência com discriminação das disciplinas feitas;

- Currículo escolar e profissional


 

Saídas profissionais

O Técnico superior profissional é capaz de organizar um ponto de venda que explora o potencial das condições comerciais e stocks, assim como, elaborar e implementar um plano de comunicação e animação comercial.


Funções a desempenhar

· Técnico Comercial

· Gestor de Vendas

· Técnico de Marketing

· Agente ou Delegado Comercial

· Promotor de Vendas

· Técnico de Merchandising

· Prospector Comercial

Ano Letivo: 2015/16
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
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