IPT Logotipo do IPT

Banner gráfico
Banner gráfico - mobile

Proteção Civil: A Gestão da Comunicação no Risco, nas Emergências e nas Crises

Ano Letivo: 2014/15
Comunicar com eficácia em contextos imprevistos

 

A Pós-Graduação em Proteção Civil - Gestão da Comunicação no Risco, na Emergência e na Crise conta com um conjunto de especialistas nas áreas essenciais relacionadas com a temática. 

Para além de um formação teórica que permitirá aos formandos conhecer os diferentes sistemas envolvidos, identificar os riscos e planear respostas a ameaças, a Pós-Graduação inclui módulos práticos e de análise de situações concretas. A formação termina com um estágio em que se inclui um simulacro. 

O especialista António Sacavém (Comunicação Não Verbal), o comandante Joaquim Chambel (Proteção Civil) e o psicólogo Bruno Brito (Gestão do Stress) são três dos formadores que, juntamente com oito outros especialistas, garantem a qualidade desta Pós-Graduação, determinante para todos aqueles que têm como missão gerir o inesperado e minimizar os efeitos das crises.

 

Objetivos

Esta Pós-Graduação pretende proporcionar aos participantes técnicas de comunicação e análise de acontecimentos nas fases de prevenção e planeamento do Risco, em situações de Emergência e durante a permanência das Crises enquanto a normalidade não for reposta. Com esta formação pretende-se que uma comunicação eficaz evite situações de pânico e descontrole emocional por parte das populações durante as operações de socorro, bem como na aplicação das estratégias desenvolvidas para resolução das crises.

Contactos

Coordenador(a) de Curso

Hália Filipa da Costa Santos

Hália Filipa da Costa Santos

t.: 241379500
endereço de e-mail

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Condições de Acesso

São destinatários desta Pós-Graduação todos os profissionais que tenham que gerir a comunicação em situações de Risco, de Emergência e de Crise, nomeadamente, jornalistas, operadores de imagem, bombeiros, forças de segurança, assessores de imprensa, relações públicas, técnicos de autarquias, técnicos de proteção civil, comandantes operacionais, governantes.

Podem candidatar-se detentores de uma licenciatura em áreas diretamente ligadas às matérias lecionadas, profissionais com reconhecida experiência numa das áreas abrangidas e profissionais que estejam no ativo em serviços que possam vir a beneficiar desta formação.

Esta Pós-Graduação abrirá com um mínimo de 15 inscritos.

 

Vagas

Minimo de 15

Propinas e métodos de pagamento

O valor da propina é de 1200,00€, podendo ser feito a pronto ou por 3 mensalidades de  400,00€ cada.

Calendarização

- Nova data prevista de início: 10 de abril
- Novo período de pré-inscrições: até 31 de março
- Formalização das candidaturas (implica a entrega de CV e de documentos pessoais, assim como o pagamento de uma taxa de 60 euros): entre 1 e 3 de abril
- Comunicação dos resultados da candidatura: 6 de abril
- Matrículas: 7 e 8 de abril

Locais de funcionamento

Abrantes

Abrantes
Ano Letivo: 2014/15
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado