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Tecnologia no Desporto

Controlo Motor e Aprendizagem

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Publicação em Diário da República: Aviso n.º 10753/2023 de 01/06/2023

3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP , Cód. 65894.

Docente(s)
- Pedro Caetano Raposo (2)
- Marco Branco (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
A.Identificar e descrever os fundamentos e as teorias gerais da aprendizagem e do controlo motor;
B.Conhecer os principais termos e instrumentos no estudo em comportamento motor;
C.Contribuir para a compreensão do processo ensino aprendizagem de habilidades motoras nas diferentes fases da vida do ser humano;
D.Capacitar para o reconhecimento dos mecanismos internos que regulam o movimento humano e para a identificação dos fatores ambientais que afetam a aprendizagem e o desempenho motor;
E.Aplicar os conhecimentos envolvidos no processo de aprendizagem e controlo motor a problemas específicos do desporto.

Programa
1. Sistemas de classificação do movimento;
2. Mecanismos centrais e não-centrais de regulação do movimento; processamento de informação nos diferentes tipos de ações motoras;
3. Sensação e Perceção, propriocepção, exterocepção e exteropropriocepção na situação motora; Perceção-Ação, Escala Corporal, conceito de Affordance;
4. Teoria do Esquema, hipóteses da variabilidade das condições de prática, da interferência contextual e da especificidade, conceito de programa motor; Lei da Prática, fases da aprendizagem e epigénese;
5. Teoria dos Sistemas Dinâmicos, conceito de auto-organização, conceito de gerador de padrão motor; hipótese da catástrofe, Transição de comportamentos e tomada de decisões;
6. Interação velocidade-precisão; tempo de reação e tomada de decisão, capacidade de atenção, sistemas de memória;
7. Coordenação Motora, padrões, ancoragem, avaliação.
8. Utilização de Tecnologia para análise desportiva

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
• Realização de 5 fichas Teórico-Práticas Individuais (50% nota final);
• Trabalho individual ou em grupo (50% nota final).

Avaliação Final:
• Exame escrito sobre conteúdos da UC;
• Prova Oral: Entrega em Word ou pdf + Apresentação (e.g., PowerPoint) de projeto de análise em controlo Motor e Aprendizagem, com respetiva defesa ou em alternativa poderá optar por perguntas sobre aplicação dos conteúdos teórico-práticos;
•Classificação final: média aritmética de Exame escrito e Prova oral.

Bibliografia
- Coker, C. (2017). Motor Learning and Control for Practitioners. (Vol. 4.ª Edition). Londres: Routledge
- Godinho, M. e Barreiros, J. e Mendes, R. (1999). Controlo e Aprendizagem Motora. Cruz Quebrada: FMH Edições
- Ives, J. (2019). Motor behavior: connecting mind and body for optimal performance . EUA: Wolters Kluwer
- Lee, T. e Schmidt, R. (2019). Motor control and learning: a behavioral emphasis. (Vol. 6.ª Edição). Champaign, IL: Human Kinetics

Método de Ensino
• Aprendizagem Baseada em Problemas
• Atividades Práticas e Laboratoriais
• Análise, Reflexão e Discussão
• Utilização de tecnologias Educacionais, Profissionais e de Investigação

Software utilizado nas aulas
• Ms Teams
• PhyPhox
• Excel
• SciLab

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis

 


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