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Tecnologia no Desporto

Desenvolvimento Motor

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Publicação em Diário da República: Aviso n.º 10753/2023 de 01/06/2023

3 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP , Cód. 658910.

Docente(s)
- Pedro Caetano Raposo (2)
- Cristiana Mercê (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
A- Conhecer os conceitos e metodologias fundamentais de desenvolvimento motor;
B- Conhecer e interpretar as fases e estágios do desenvolvimento motor;
C- Conhecer e perceber os fatores e constrangimentos que influenciam o desenvolvimento motor;
D- Dominar o conceito de competência motora e saber avaliá-la;
E- Conhecer e saber aplicar metodologias de avaliação do crescimento físico, especificamente dominar as técnicas base de antropometria;
F- Conhecer e utilizar tecnologia para análise do desenvolvimento motor e análise desportiva.

Programa
1. Conceitos fundamentais: desenvolvimento, crescimento, maturação, motricidade e comportamento;
2. Tipos de habilidades motoras: rudimentais, fundacionais e especializadas;
3. Pirâmide do desenvolvimento motor;
4. Caracterização geral das diferentes fases do desenvolvimento humano;
5. Conceitos de período sensível e período crítico;
6. Conceito de competência motora;
7. Metodologias de avaliação da competência motora, aplicação prática da Motor Competence Assessment;
8. Conceitos base de antropometria: instrumentos, técnicas de medição e tipo de erros;
9. Protocolos de antropometria para as principais medições;
10. Somatótipo: conceito, quantificação, avaliação e interpretação;
11. Utilização de tecnologia para análise do desenvolvimento motor e análise desportiva.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
• Realização de fichas teórico-práticas individuais (50% nota final);
• Avaliação individual de recolhas antropométricas (50% nota final).

Avaliação Final:
• Exame escrito sobre conteúdos da UC (50% nota final);
• Prova prática de recolha de medidas antropométricas (50% nota final).

Bibliografia
- Catela, D. e Seabra, A. e Branco, M. e Mercê, C. (2015). Comportamento Motor: Uma Área de Conhecimento. Rio Maior: Escola Superior de Desporto de Rio Maior
- Cordovil, R. e Barreiros, J. (2014). Desenvolvimento Motor na Infância. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana
- Vieira, F. e Fragoso, I. (2011). Cinantropometria: Curso Prático. Cruz Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana

Método de Ensino
A- Método expositivo;
B- Aprendizagem baseada em problemas;
C- Realização de estudos de caso;
D- Atividades práticas e laboratoriais;
E- Análise, reflexão e discussão;
F- Utilização de tecnologias educacionais, profissionais e de investigação.

Software utilizado nas aulas
Ms Teams
Excel
Kinovea

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países

 


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