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Marketing Digital

Atelier de criatividade e empreendedorismo

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4719/2022 de 21/04/2022

2 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 28,0 PL + 14,0 OT , Cód. 605924.

Docente(s)
- Susana da Conceição Vieira Rodrigues (2)
- Jorge Manuel Marques Simões (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não se aplica.

Objetivos
Os estudantes nesta unidade curricular devem atingir os seguintes objetivos:
- Desenvolver uma atitude empreendedora através da compreensão dos objetivos e comportamentos empresariais;
- Compreender e estruturar todo o processo de levantamento, análise de oportunidades de negócio;
- Definir critérios para avaliação do potencial de um novo negócio e dos recursos necessários para o desenvolver e implementar;
- Desenvolver instrumentos de análise financeira necessários para analisar e calcular as necessidades de financiamento e para elaborar previsões da rendibilidade futura de um novo negócio;
- Identificar fontes de financiamento para novos negócios;
- Compreender o papel dos elementos da equipa de projeto no planeamento e lançamento de um novo negócio, e do tipo de parceiros que um candidato a empresário deve procurar para desenvolver a sua ideia de negócio;
- Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa e, promover oportunidades
de aprendizagem ao longo da vida para todos. (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n.º 4,
conforme Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada pela Assembleia Geral das
Nações Unidas em setembro de 2015).

Programa
1. Conceitos de empreendedorismo e inovação
1.1. A visão histórica de empreendedorismo
1.2. A importância do empreendedorismo e da inovação no desenvolvimento;
2. Processo Empreendedor
2.1. Caraterização do espírito empreendedor em Portugal
2.2. Perfil do empreendedor
2.3. Atitudes e competências empreendedoras
2.4. Inovação e tecnologia e oportunidades de negócio
3. Metodologias para a escolha do projeto
3.1. Análise do potencial do promotor e da ideia
3.2. Condicionantes externas
3.3. Pesquisa de mercados
4. Elaboração de um plano de negócios
4.1. A importância do plano de negócios
4.2. A formalização do plano de negócios
5. Financiamento do projeto
5.1. Planeamento financeiro e fontes de financiamento
5.3. Instituições financeiras
6. Prática de aplicabilidade de empreendedorismo
6.1. Processos e práticas de diferentes empresas: estudos de caso

Metodologia de avaliação
A) Apresentação e Relatório da Análise/Ideias de negócio para incubação (30%);
B) Apresentação do Plano de Negócios e Relatório Final do Projeto (70%).
Os alunos que não obtiverem avaliação final de 10(dez) valores serão admitidos a Exame. O Exame consistirá numa prova escrita que incidirá sobre a análise de um Plano de Negócios.

Bibliografia
- , . e Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e Inovação.. Lisboa.: Escolar Editora.
- Ateljevic, J. e Page, S. (2011). Turismo e Empreendedorismo.. (Vol. 1). Brasil: Elsevier Brasil
- Ferreira, M. e Santos, J. (2008). Ser Empreendedor – Pensar Criar e Moldar a Nova Empresa. Lisboa: Sílabo
- Maçães, M. (2018). Empreendedorismo, Inovação e Mudança Organizacional. (Vol. 1). Lisboa: Leya

Método de Ensino
A unidade curricular é lecionada recorrendo a aulas teórico-práticas, em que é apresentada e discutida a matéria base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica.
Os projetos dos estudantes são também discutidos.

Software utilizado nas aulas
Não se aplica.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis

 


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