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Informática de Gestão

Matemática

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 2851/2022 de 07/03/2022

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 42,0 TP , Cód. 60674.

Docente(s)
- José Manuel Borges Henriques Faria Paixão (1)
- Cátia Filipa dos Reis Maneca (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
1. No final da U.C. o aluno será capaz de realizar as competências abaixo discriminadas por
áreas de conhecimentos:
1.1. cálculo algébrico
1.1.1. operar com números
1.1.2. resolver equações, inequações e sistemas de equações lineares
1.2. estudo de funções e cálculo diferencial
1.2.1. dominar o conceito de função real de variável real, assim como os conceitos associados ao cálculo diferencial e respetivas aplicações.
2. No final desta UC o aluno deverá ainda ser capaz de resolver problemas de aplicação relacionados com todos os temas abordados.

Programa
1. Cálculo algébrico:
1.1. Generalidades sobre os sistemas numéricos;
1.2. Expressões polinomiais, racionais e irracionais;
1.3. Resolução de equações, inequações e sistemas de equações lineares.

2. Complementos sobre funções reais de variável real
2.1. Generalidades sobre funções reais de variável real
2.2. Estudo de algumas classes de funções (algébricas racionais e irracionais, exponencial e logarítmica);
2.3. Aplicações de funções às Ciências Sociais;

3. Cálculo diferencial em IR
3.1. Breve noção de limite;
3.2. Interpretação geométrica de derivada de uma função num ponto e algumas regras de derivação fundamentais;
3.3. Algumas aplicações das derivadas às Ciências Sociais.
3.4. Aplicação das derivadas ao estudo da monotonia e cálculo de extremos
3.5. Aplicação das derivadas ao estudo das concavidades e cálculo dos pontos de inflexão de uma função.

Metodologia de avaliação
Uma prova escrita. O aluno é dispensado de exame se a nota da prova, arredondada às
unidades, for igual ou superior a 10 valores.

Bibliografia
- Armstrong, B. e Davis, D. (2002). College Mathematics, Solving problems in finite mathematics and Calculus. New York: Pearson Education
- Barnett, R. e Ziegler, M. e Byleen, K. (2007). Calculus for Business, Economics, Life Sciences. New York: Pearson Education
- Larson, R. (2006). Cálculo. (Vol. I). Rio de Janeiro: McGraw-Hill
- Reis, E. (2009). Estatística Descritiva. Lisboa: Edições Sílabo

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas com exposição dos conceitos e resolução de exercícios permitindo a utilização de calculadora.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

 


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