IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2022/23

Turismo e Gestão do Património Cultural

Governança e Desenvolvimento Turístico

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020

3 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 14,0 T + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 820740.

Docente(s)
- Eunice Ferreira Ramos Lopes (2)
- José Alberto de Figueiredo Oliveira Rodrigues (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Os alunos deverão ser capazes de:
-Demonstrar competências conceptuais e de operacionalização que permitam compreender o contexto da governança e atuar no sentido de promover o desenvolvimento turístico nos níveis nacional/regional/local.
Compreender a importância do turismo enquanto atividade fautora de desenvolvimento nacional/regional e local.
-Reconhecer o processo de desenvolvimento turístico e analisar criticamente os diversos modelos de desenvolvimento espaço-temporal dos destinos de âmbito nacional, regional e local.
-Compreender a inovação e a criação de conhecimento como instrumentos primordiais de desenvolvimento dos destinos turísticos, numa época em que predomina uma forte competitividade no seio do mercado turístico.
-Analisar o desenvolvimento turístico em Portugal, a partir da análise das competências e funções dos principais protagonistas nacionais daquela indústria.
-Conhecer as várias políticas e instrumentos comunitários de coesão territorial de fomento do turismo.

Programa
1.Governança territorial: políticas e redes de atores
2.Políticas públicas de turismo: o papel e a intervenção do Estado no turismo.
3.Políticas comunitárias de fomento do turismo.
4.Cooperação e parcerias em turismo: a gestão pública e o setor privado.
5.Turismo e desenvolvimento regional
6.A dimensão local do turismo.
7.A problemática dos desequilíbrios espaciais.
8.Turismo, redesenvolvimento urbano e regeneração rural.
9.A gestão turística em zonas de montanha e no espaço litoral.

Metodologia de avaliação
O método de aferição em avaliação contínua contemplará uma prova escrita que corresponderá a 50% da nota final em avaliação contínua e ainda a preparação de um trabalho de grupo que corresponderá aos restantes 50% da nota final em avaliação contínua.

1. Avaliação Contínua:
1.1. Teste de avaliação contínua – 50% da nota final (o aluno/a deve ter uma classificação superior a 8 valores);
1.2. Trabalho (em grupo): Trabalho prático – 50% da nota final;

2. Época de Exames:
2.1. A classificação no exame escrito equivale a 100% da nota para os alunos que não participaram na avaliação contínua.
2.2. Para o caso dos alunos que participaram na avaliação contínua e reprovaram, mas que no trabalho obtiveram aproveitamento, estes serão contemplados na avaliação final (contam 50% da nota final), desde que os alunos sejam classificados, pelo menos, com 8 valores no exame escrito (que contará 50% da nota final da UC).

Bibliografia
- Buhalis, D. e Panyik, E. e Costa, C. (2013). Trends in European Tourism Planning and Organisation... Bristol: Channel View Publications.
- Panyik, E. e Costa, C. e Buhalis, D. (2014). European Tourism Planning and Organisation Systems: The EU Member States. . Bristol: Channel View Publications
- Romão, J. (2013). Turismo e Lugar: diferenciação territorial, competitividade e sustentabilidade em turismo.. Lisboa: Escolar Editora
- Telfer, D. e Sharpley, R. (2014). Tourism and Development: Concepts and Issues. 2nd ed.. Bristol: Channel View Publications:

Método de Ensino
As metodologias de ensino deverão compreender três tipologias:
-O método expositivo;
-O método interrogativo;
-método demonstrativo.

Software utilizado nas aulas

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº197 de 15/03/2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado