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Ano Letivo: 2021/22

Gestão Turística e Cultural

Economia do Turismo

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 964153.

Docente(s)
- Sérgio Paulo Leal Nunes (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
1. Compreensão dos conceitos da teoria económica aplicados ao turismo
2. Adquirir capacidade de análise dos indicadores da economia do turismo e das questões do turismo na economia nacional.
3. Desenvolver uma visão económica do turismo nas ópticas da procura e da oferta

Programa
1. Introdução
1.1. O que é a economia: perspectivas e objecto
1.2. O problema da escassez e os bens económicos
1.3. A interdisciplinaridade da economia
1.4. Notas sobre técnicas de análise económica
2. Procura, oferta e as elasticidades
2.1. Análise gráfica da procura e da oferta
2.2. Teoria elementar da procura
2.3. Teoria elementar da oferta
2.4. Teoria elementar dos preços
2.5. A elasticidade: conceito, a representação gráfica e a análise numérica
2.6. A elasticidade da procura
2.7. A elasticidade da oferta
2.8. A elasticidade cruzada
2.9. A elasticidade e a receita total
3. A produção e os custos
3.1. Factores e função de produção
3.2. A estrutura e a função de custos
4. Estruturas de mercado
4.1. Concorrência perfeita
4.2. Monopólio
5. Economia do Turismo: Alguns conceitos introdutórios
5.1. Conceitos e ópticas
5.2. Indústria turística, sector de actividade económica e actividade complementares
5.3. Âmbito da economia do turismo
5.4. A natureza territorial do turismo
5.5. O turismo como singularidade territorial: implicações para a economia do turismo
6. Motivações turísticas e procura
6.1. Motivações turísticas
6.2. Formação da Procura
7. Motivações turísticas e oferta
7.1. Motivações turísticas
7.2. Formação da Oferta
7.3. Produtos e destinos turísticos
7.4. Função da produção turística
7.5. Mercado turístico
8. Impactes do turismo
8.1. Impactes económicos
8.2. Impactes sociais e culturais
8.3. Impactes ambientais

Metodologia de avaliação
a avaliação terá como suporte as seguintes componentes:
1) A classificação obtida na frequência (50-100% da cotação global);
2) A apresentação e discussão de trabalhos práticos, desenvolvidos individualmente (ou em grupo): (0%-50% da cotação global).

Bibliografia
- Cunha, L. (2013). Economia e Política do Turismo. (Vol. --). (pp. -----). Liboa: Lidel
- Samuelson, P. e Nordhaus, W. (2005). Economia. (Vol. --). (pp. -----). Lisboa: McGraw-Hill
- Recursos Perfeitos, Turismo e Singularidades Territoriais: Contributos para o Desenvolvimento de uma Linha de Turismo Científico na Golegã.(2019, 15 de janeiro). Revista Portuguesa de Estudos Regionais, pp. 27-47.
- Recursos Perfeitos, Turismo e Singularidades Territoriais: Contributos para o Desenvolvimento de uma Linha de Turismo Científico na Golegã.(2019, 15 de janeiro). Revista Portuguesa de Estudos Regionais, pp. 27-47.

Método de Ensino
Aulas teóricas;
Aulas práticas;
Trabalhos individuais e de grupo;
Reflexão e discussão perante temas-chave da atualidade.

Software utilizado nas aulas

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada em Reunião do CTC de 29/06/2022 (Ata nº 181)

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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