IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2021/22

Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial

Tecnomorfologia e Materiais

<< voltar ao Plano Curricular

3 ECTS; 1º Ano, Anual, 13,0 TP , Cód. 201456.

Docente(s)
- Alexandra Águeda de Figueiredo (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
O aluno deverá ser consciente da importante dimensão do testemunho implicitamente contido nos conjuntos artefactuais, sobretudo os líticos e cerâmicos. Neste sentido serão transmitidos os métodos teórico e práticos usados para analisar tecnomorfologicamente conjuntos de materiais provenientes de sítios arqueológicos.

Programa
1. Conceitos e noções sobre as formas da cultura material e das tecnologias associadas à sua produção:
A matéria-prima; A tecnologia; O artefacto; As culturas; O tecnocomplexo; As tipologias
2.Tecnomorfologia Lítica: A matéria - prima: principais rochas utilizadas; A economia das matérias - primas; jazidas, transporte, troca, utilização; Noções de talhe; As técnicas de fabrico: desgaste primário, lascagem, polimento; Tipologia lítica; classificações tradicionais e a necessidade de determinação objetiva de atributos; As indústrias líticas; o conceito de cadeia operatória; caracterização das indústrias líticas
3. Tecnomorfologia Cerâmica: classificação taxonómica dos materiais cerâmicos; atributos morfológicos; tecnologia da cerâmica; fabrico, cozedura, tratamento da superfície; técnicas decorativas. Relação cerâmica e espaço: Índice cronológico; A cerâmica e a organização social. Produção de cerâmica e distribuição - o comércio; os processos utilizados no estudo da cerâmica: ficha de campo, marcação, registo, descrição, classificação e tipologia, ficha de registo, armazenagem, conservação e restauro.
4. Outros materiais: Características tipológicas básicas na análise de metais e artefactos ósseos; Exploração metalurgica durante a pré e a proto-história; mineração romana.

Metodologia de avaliação
A avaliação será realizada por dois momentos: Frequência e Exame.
A frequência será avaliada por um trabalho teórico-prático 80%.mais a participação nas discussões e atividades de aula. Avaliação dada de 0 a 20 valores. O aluno deverá ter média de 10 valores para ser considerado como aprovado.
O exame será avaliado por um trabalho teórico-prático aplicado a um estudo lítico ou cerâmico.

Bibliografia
- Ameida, F. (1995). O Método de Remontagens Líticas: enquadramento teórico e aplicações.. Lisboa: EAM
- Bordes, F. (1968). The Old Stone Age. . (Vol. 1). New York.: World University Library.
- Gourhan, L. (1983). Os Caçadores da Pré-História.. Lisboa: Ed.70
- Tixier, J. e Inizan, M. e Roche, H. (1980). Prehistoire de la piedre taillé. Paris: Cercle de Recherches et études préhistoriques p.120

Método de Ensino
Aulas de ensino à distância, usando a plataforma B-elearning, com discussão dos conteúdos em aulas virtuais.

Software utilizado nas aulas
Powerpoint, BigBlueButton, E-learning

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 21 de fevereiro de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado