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Anatomofisiologia

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Publicação em Diário da República: Aviso n.º 10753/2023 de 01/06/2023

5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 52,50 TP , Cód. 65892.

Docente(s)
- Pedro Reis (2)
- Mario Ferreira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
A unidade curricular de Anatomofisiologia pretende transmitir ao aluno o conhecimento integrado da estrutura e fisiologia do organismo humano, em particular dos sistemas esquelético, articular e muscular, sistemas de controlo e coordenação do movimento e sistemas orgânicos internos, desenvolvendo no aluno a capacidade de interpretar, analisar e intervir nos fenómenos anatomofisiológicos inerentes ao comportamento humano no âmbito do fenómeno desportivo.

Programa
1. Organização geral do corpo humano
1.1. Noções básicas de fisiologia celular
1.1.1. Organização geral da célula eucariótica
1.1.1.1. Núcleo
1.1.1.2. Citoplasma e organelos citoplasmáticos
1.1.2. Membrana plasmática
1.1.3. Transporte de membrana
1.1.3.1. Transporte passivo
1.1.3.2. Difusão facilitada
1.1.3.3. Transporte ativo
1.2. Organização tecidual
1.2.1. Tecido conjuntivo
1.2.2. Tecido muscular
1.2.3. Tecido nervoso
1.2.4. Tecido epitelial
1.3. Organização geral dos sistemas e aparelhos
1.3.1. Níveis de organização estrutural do organismo humano
1.3.2. Sistemas e aparelhos do organismo humano
1.4. Terminologia anatómica e planos corporais
1.4.1. Posição anatómica descritiva
1.4.2. Planos corporais
1.4.3. Termos direcionais
2. Sistemas de suporte e movimento
2.1. Osteologia
2.1.1. Anatomia óssea da cabeça, coluna vertebral e tórax
2.1.2. Anatomia óssea do membro superior
2.1.3. Anatomia óssea do membro inferior
2.2. Artrologia
2.2.1. Tipos de articulações
2.2.2. Constituição geral da articulação móvel
2.2.3. Classificação morfológica e funcional das articulações móveis
2.2.4. Movimentos articulares
2.3. Miologia
2.3.1. Fisiologia do músculo esquelético
2.3.1.1. Estrutura geral do músculo esquelético
2.3.1.2. Estrutura da fibra muscular esquelética
2.3.1.3. Contração do músculo esquelético
2.3.1.4. Tipos de ação muscular
2.3.1.5. Processos energéticos no músculo esquelético
2.3.1.6. Tipos de fibras musculares
2.3.2. Anatomia muscular do tronco
2.3.3. Anatomia muscular do membro superior
2.3.4. Anatomia muscular do membro inferior
3. Sistemas de controlo e coordenação do movimento
3.1. Sistema nervoso
3.1.1. Organização geral do sistema nervoso
3.1.2. Organização estrutural e funcional do sistema nervoso central
3.1.2.1. Medula
3.1.2.2. Encéfalo
3.1.3. Organização estrutural e funcional do sistema nervoso periférico
3.1.4. Recetores e vias da sensibilidade
3.2. Mecanismos de coordenação neuromuscular
3.2.1. Coordenação intramuscular
3.2.2. Coordenação intermuscular
4. Sistemas orgânicos internos
4.1. Homeostasia
4.1.1. Mecanismos homeostáticos
4.2. Sistema nervoso autónomo
4.2.1. Organização geral do sistema nervoso autónomo
4.2.2. Divisão simpática
4.2.3. Divisão parassimpática
4.3. Sistema endócrino
4.3.1. Caracterização geral do sistema endócrino
4.3.2. Glândulas endócrinas, hormonas e órgãos alvo
4.4. Sistemas e aparelhos orgânicos
4.4.1. Aparelho cardiovascular
4.4.1.1. Anatomia e fisiologia do coração
4.4.1.2. Ciclo mecânico cardíaco
4.4.1.3. Sistema vascular, estrutura geral dos vasos sanguíneos
4.4.1.4. Circulação sistémica e pulmonar
4.4.2. Aparelho respiratório
4.4.2.1. Órgãos do aparelho respiratório
4.4.2.2. Mecânica respiratória
4.4.2.3. Troca e transporte de gases respiratórios
4.4.2.4. Mecanismos reguladores da atividade respiratória
4.4.3. Aparelho digestivo
4.4.3.1. Anatomia do aparelho digestivo
4.4.3.2. Organização funcional do aparelho digestivo
4.4.3.3. Processos fisiológicos no tubo digestivo
4.4.3.4. Regulação da digestão
4.4.4. Aparelho urinário
4.4.4.1. Vias urinárias
4.4.4.2. Anatomia do rim
4.4.4.3. Filtração glomerular
4.4.4.4. Funções reguladoras do rim

Metodologia de avaliação
1 – Avaliação Contínua
Procedimento avaliativo que se caracteriza pela realização de dois testes escritos.
O aluno é considerado aprovado quando o resultado final da média aritmética dos testes ((a+b)/2=x), for igual ou superior a 9,5 valores.
A participação neste processo de avaliação tem como condicionante a existência de nota mínima de 7,5 valores, em ambos os testes. É obrigatório a presença do estudante de pelo menos 75% das aulas previstas.
Os alunos sem êxito no processo de avaliação contínua podem efetuar exame nas épocas subsequentes, conforme dispõe o regulamento de avaliação.
2 – Avaliação em exame
O acesso ao exame de época normal e recurso é feito em conformidade com o disposto no regulamento de avaliação em vigor.
Em exame, escrito ou oral, serão avaliados os conhecimentos do aluno sobre todos os conteúdos programáticos da unidade curricular.
O exame, em qualquer das épocas, é constituído por uma prova escrita e uma prova oral, sendo a nota mínima de acesso à prova oral de 7,5 valores.
A prova oral decorrerá 48 horas após a publicação da nota da prova escrita, considerando para a contagem do prazo apenas os dias úteis.
A nota final do aluno em exame resultará da seguinte fórmula: Classificação Final = [(Prova escrita)+(Prova Oral)/2].
O aluno é considerado aprovado em exame se a classificação final for igual ou superior a 9,5 valores.

Bibliografia
- Espanha, M. e Armada da Silva, P. (2019). Sistemas Orgânicos Internos: Anatomofisiologia do Sistema Nervoso Autónomo, Sistema Endócrino e Aparelhos Digestivo, Respiratório, Cardiovascular e Urinário. Lisboa: FMH
- Pezarat Correia , P. e Espanha, M. (2010). Aparelho Locomotor: Anatomofisiologia dos Sistemas Nervoso, Osteoarticular e Muscular. (Vol. 1). Lisboa: FMH
- Pezarat Correia, P. (2016). Aparelho Locomotor: Função Neuromuscular e Adaptações à Atividade Física. (Vol. 2). Lisboa : FMH
- Tate, P. e D. Stephens, T. e R. Seely, R. (2005). Anatomia e fisiologia. Lisboa: Lusodidacta

Método de Ensino
Exposição oral de conteúdos, através de meios audiovisuais.
Visionamento, análise e discussão de videogramas.
Observação e interpretação de modelos anatómicos.
Interação com exemplos de casos concretos de performance desportiva.
Tarefas de pesquisa.

Software utilizado nas aulas
N/A

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

 


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