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Tecnologia no Desporto

Tecnologias Aplicadas ao Desporto

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Publicação em Diário da República: Aviso n.º 10753/2023 de 01/06/2023

3 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP , Cód. 658913.

Docente(s)
- Carlos Alberto Farinha Ferreira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
O objectivo principal desta unidade curricular é dotar o aluno com conhecimentos básicos acerca de:
- Importância e benefícios da utilização de tecnologias nas atividades desportivas e saúde em geral;
- Constituição e funcionamento de um sistema genérico;
- Análise de dados e estatísticas;
- Especificidades de aplicação a modalidades específicas;
- Aquisição de conhecimentos básicos de Hardware, Software e modelação, no sentido de entender o desenvolvimento de sistemas deste tipo.

Programa
1: Visão geral das tecnologias no desporto.
Importância e benefícios da utilização de tecnologias nas atividades desportivas e saúde em geral; Diagrama de blocos e funções de um sistema geral: fonte de energia, sensores/atuadores, comunicação, aquisição, Base de dados: visualização e manipulação de dados.

2: Sensores
Sensores típicos e o seu funcionamento.
Sistemas de acondicionamento de sinais e aquisição.
Atuadores típicos e o seu funcionamento.

3: Monitorização de desempenho com wearables.
Uso de smartwatches, coletes, e outros dispositivos; Estudos de caso e aplicações práticas.

4: Coleta e interpretação de dados.
Ferramentas de análise estatística e insights; Aspetos Éticos e Desafios Legais e privacidade dos atletas.

5: Aplicação a Modalidades Específicas: Futebol, Atletismo, Desportos Aquáticos, etc.
Futebol: Sistemas de rastreamento; Uso de VAR (Video Assistant Referee).
Atletismo: Análise de movimento, treino, chegada, etc.
Desportos Aquáticos: Monitores de natação; análise de desempenho.
Outras modalidades.

6: Realidade Virtual (VR), aumentada (AR) e Inteligência Artificial.
Aplicações em treinos e competições. Experiências imersivas e desenvolvimento de habilidades cognitivas; Análise preditiva; Otimização tática;
Assistência ao treinador.

7: Dispositivos de terapia.
Uso de tecnologia na reabilitação; Prevenção de lesões com dados.

9: Desenvolvimento de Aplicações para Desporto.
Ferramentas e linguagens de programação.
Introdução ao CAM/CAM e sua importância para a realização de sistemas.

Metodologia de avaliação
Trabalhos Laboratório (TL) em grupo, vale 40%;
Trabalho Pesquisa (TP), em grupo, vale 40%;
Teste Escrito (TE), individual, vale 20%.

Assim, a Classificação será: TL*0,4+TP*0,4+TE*0,2
(mín. 10 val.)

O método de avaliação é o mesmo para todas as épocas.

Bibliografia
- Stafford-Brown, J. e Rea, S. e Eldridge, T. e Rasheed, E. e Hetherington, A. (2016). Sport and Exercise Science, Level 3. -: Taylor & Francis Group
et al. (2018). Wearable sensors: modalities, challenges, and prospects.Lab on a Chip, 18, pp. 217-248.

Método de Ensino
Existem aulas de: exposição da matéria em questão;
apresentação de trabalhos de pesquisa a realizar pelos alunos; de realização de trabalhos laboratoriais com sistemas de hardware e software específicos.

Software utilizado nas aulas
Não Aplicável

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis

 


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