IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2022/23

Análises Laboratoriais

Análises Químicas I

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 7835/2019 de 05/09/2019

7 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 60806.

Docente(s)
- Maria Teresa da Luz Silveira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Os alunos devem adquirir os fundamentos dos métodos analíticos volumétricos, gravimétricos, potenciométricos, condutimétricos e ainda cromatográficos. Devem identificar e utilizar esses métodos em análise qualitativa e quantitativa e no controlo de qualidade.

Programa
1. Introdução. Química analítica qualitativa e quantitativa. Classificação dos métodos analíticos. Soluções e unidades de concentração.Preparação e diluição de soluções.

2. Volumetria ácido-base. Titulações ácido-base. Indicadores ácido-base. Padrões primários e secundários. Titulações ácido forte - base forte e ácidos fracos - bases fracas. Curvas de titulação.

3. Potenciometria. Células potenciométricas. Elétrodos indicadores e elétrodos de referência. O elétrodo combinado de vidro. Determinação do pH. Titulações potenciométricas. Determinação do ponto de equivalência.

4. Volumetria de precipitação. Métodos com base no nitrato de prata. Deteção do ponto de equivalência. Métodos de Mohr, Volhard e Fajans.

5. Análise gravimétrica. Gravimetria por precipitação. Agentes precipitantes. Cálculos em análise gravimétrica.

6. Volumetria de oxidação-redução. Reacções redox. Células galvânicas. Potenciais de eléctrodo. Titulações redox. Permanganometria. Outros sistemas. Curvas de titulação.

7. Volumetria de complexação. Formação de complexos. Complexos de EDTA com iões metálicos. Outros agentes complexantes.Titulações complexométricas. Curvas de titulação.

8. Condutimetria. Condutividade e condutividade molar. Variação com a concentração. Lei de Kohlrausch. Métodos de análise condutimétrica.

9. Cromatografia. Classificação das técnicas cromatográficas. Cromatografia em camada fina. Cromatografia em coluna. Cromatografia gasosa. Cromatografia em fase liquida. Aplicações em análise química.

Trabalhos práticos:
TP1. Titulações volumétrica e potenciométrica de um ácido forte com uma base forte.
TP2. Titulações volumétrica e potenciométrica de um ácido poliprótico (H3PO4).
TP3. Determinação do teor em cloretos numa água por volumetria de precipitação.
TP4. Determinação do teor em cálcio e magnésio na água.
TP5. Estudo da condutividade de soluções de um eletrólito forte.
TP6. Estudos de Separação e Identificação de Compostos por TLC.

Metodologia de avaliação
A avaliação será constituida por um teste escrito com ponderação de 50%, a realização das fichas de cada trabalho e a elaboração de dois relatórios detalhados dos trabalhos práticos realizado nas aulas (50%). Para aprovação é necessaária uma nota mínima de 10 valores. Esta metodologia aplica-se a todas as épocas de avaliação. Os alunos para obter aprovação têm de realizar no mínimo 2/3 dos trabalhos práticos.

Bibliografia
- Christian, D. (2013). Analytical Chemistry. New York: John Wiley&Sons
- Gonçalves, M. (2001). Métodos Instrumentais para Análise de Soluções: análise Quantitativa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
- Skoog, D. e West, D. e Holler, F. e Crouch, S. (2013). Fundamentals of Analytical Chemistry. San Francisco: Thomson Brooks/Cole

Método de Ensino
Aulas teóricas-práticas expositivas e com resolução de exercícios. Aulas laboratoriais para aplicação dos diversos métodos de análise química.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 08 de maio de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado