IPT Logotipo do IPT

Turismo e Gestão do Património Cultural

Francês II

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020

4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 820722.

Docente(s)
- Carla Sofia Catarino Silva Mota (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Nível de língua A2/B1

Objetivos
Os alunos deverão aperfeiçoar competências de comunicação geral em língua francesa. Do mesmo modo devem dominar um discurso específico das diversas áreas profissionais do turismo, da hotelaria e da restauração.
Os alunos deverão dominar vocabulário relativo às várias temáticas estudadas; dominar a ortografia e pronúncia em língua estrangeira de modo a entabularem diálogos em situações práticas e profissionais.

ODS:
5 - Igualdade de Género
10 - Reduzir as desigualdades

Programa
1. Tipos de turismo: turismo de montanha, turismo cultural, turismo de praia, turismo de natureza, turismo religioso, turismo de saúde e bem-estar, turismo de negócios.
2. Destinos turísticos: cidade, campo, praia.
3. Marketing turístico: promoção turística, informação turística, feiras de turismo.
4. Património e diversidade cultural: guia turístico, património material e imaterial.
5. Literatura, arte e património: turismo literário, turismo cinematográfico, turismo patrimonial.
6. Turismo e tendências de mercado: mercados turísticos, turismo ecológico e sustentável.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua (para se enquadrarem na avaliação contínua, os alunos deverão participar em 70% das aulas)
- Participação ativa na sala de aula; realização de exercícios e fichas de trabalho: 15%
- Prova oral: 25%
- Prova escrita: 60% (nota mínima: 10 valores)

Avaliação Periódica:
- Prova escrita: 75%(nota mínima: 8 valores)
- Prova oral: 25%

Exame final e Melhoria de nota:
- Prova escrita: 50% (nota mínima de 10 valores)
- Prova oral: 50%

Bibliografia
- A, A. (2016). Bescherelle . (Vol. 1,2 et 3). Paris: HATIER
- Calmy, A. (2004). Le Français du Tourisme. (Vol. 1). Paris: Hachette
- Corbeau, S. (2014). Tourisme.com. (Vol. 1). Paris: Clé International
- Pereira, M. (2015). Apprends et révise la grammaire. Gramática prática do Francês. (Vol. 1). Porto: Porto Editora

Método de Ensino
Desenvolvimento das competências de compreensão e expressão escritas através de exercícios;
Desenvolvimento das competências de compreensão do discurso e expressão oral, através da realização de simulações.

Software utilizado nas aulas
N/A

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº208 de 24/10/2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado