IPT Logotipo do IPT

Engenharia Química e Bioquímica

Tecnologia da Celulose (Opção)

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 10764/2011 - 30/08/2011

5.5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 P , Cód. 918434.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
Desenvolvimento de capacidades para a compreensão das variáveis do processo de cozimento kraft e da etapa de branqueamento, das variáveis de cozimento do processo bissulfito, dos fundamentos da recuperação de químicos na fábrica de pasta e do controlo de qualidade típico na fábrica da pasta. Capacidade para identificar os equipamentos de processo, a sua função e os fundamentos físico-químicos dos processos que neles ocorrem.

Programa
Componente teórica
1-Generalidades; 2-Produção, recepção e preparação da madeira; 3-Tipos de processos de produção de pastas; 4-Processo kraft; 5-Variáveis importantes de uma lixívia kraft; 6-O cozimento kraft; 7-Processo sulfito; 8-Separação de nós, lavagem e depuração; 9-Branqueamento; 10-Tratamentos finais; 11-Controlo de qualidade; 12-Caldeira de recuperação.

Componente prática
1-Cozimento Kraft; 2-Determinação do índice kappa; 3-Determinação da alcalinidade activa e efectiva; 4-Branqueamento com hipoclorito de sódio; 5-Branqueamento com dióxido de cloro; 6-Branqueamento com peróxido de hidrogénio; 7-Branqueamento por etapas; 8-Determinação do cloro activo; 9-Determinação do oxigénio activo; 10-Determinação do consumo de agente branqueador; 11-Determinação do índice de viscosidade; 12-Formação de folhas e leitura da reflectância Photovolt

Metodologia de avaliação
A avaliação contínua consiste numa componente teórica com três testes para 10 valores e numa componente prática que será avaliada através de um relatório para 10 valores. A soma das duas componentes dá a nota final.

Bibliografia
- Garcia, J. e Lluciá, T. (1984). Blanqueo de pastas en la industria papelera. .: Univ. Politécnica de Catalunya
- Gulliehsen, J. e Fogelholm, C. (1999). Chemical Pulping. .: Fopet Oy, Finland
- Reeve, D. e Dence, C. (1996). Pulp Bleaching - Principles and Practice. Atlanta: Tappi Press
- Rydholm, S. (1985). Pulping Processes. Malabar: Robert Krieger Publishing

Método de Ensino
Nas aulas teóricas são leccionados os fundamentos teóricos da química dos processos de cozimento e de branqueamento, bem como os fundamentos teóricos físicos do descasque, destroçamento e crivagem. As aulas teóricas apoiam-se em apresentações de dia

Software utilizado nas aulas
Não Aplicável

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado