IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2022/23

Engenharia Mecânica

Inglês Técnico

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 14312/2015 - 02/12/2015

2 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP + 1,50 OT , Cód. 912352.

Docente(s)
- Susana Isabel Caetano Domingos (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Conhecimentos de língua inglesa de nível B1.1.

Objetivos
Os alunos devem ser capazes de:
- aplicar um conjunto de competências (linguísticas e socioculturais) em situações comunicativas específicas da área da Engenharia;
- utilizar capacidades de interpretação e produção textual de forma correta de acordo com as regras estruturais e gramaticais;
- reconhecer e aplicar adequadamente o vocabulário específico da área da Engenharia Mecânica;
- comunicar de forma fluente e reproduzir situações de contexto real.
Os alunos devem também cooperar no acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa e, promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Programa
1. Engenharia, Tecnologia e Sociedade
1.1. Tipos de Engenharias
1.2. A Importância da Engenharia na Atualidade
2. Engenharia Mecânica - Uma Profissão
2.1. Competências e qualificações de um Engenheiro Mecânico
3. Materiais, Ferramentas, Mecanismos e Forças
3.1. Tecnologia dos Materiais
3.2. Produção e Montagem
3.3. Princípios Estáticos e Dinâmicos
3.4. Mecanismos Mecânicos
3.5. Procedimentos e Medidas de Segurança
4. Eletricidade e Energia
4.1. Corrente e Resistência
4.2. Transferência de Energia
10. Dispositivos mecânicos: componentes e instruções
Itens Gramaticais: Verb Tenses, Connectors, Conditionals, Reported Speech, Relative Clauses, Phrasal Verbs, Word Formation, Adjectives (comparatives and superlatives), Modal Verbs.

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência (Contínua)
Todos os elementos da avaliação contínua são obrigatórios.
•Um teste escrito realizado no final do semestre - 60%
•Trabalhos práticos, participação nas aulas (componentes escrita e oral), assiduidade e empenho – 10%
•Realização de um trabalho de pesquisa escrito (15%) com apresentação oral (15%) – 30%

Para alunos trabalhadores-estudantes ou aqueles abrangidos por outros estatutos legais:
•Um teste escrito realizado no final do semestre em sala de aula – 70%
•Realização de um trabalho de pesquisa escrito (15%) com apresentação oral (15%) – 30%

Serão admitidos a exame os alunos que não obtenham uma classificação mínima de 10 valores nos itens referidos como elementos de avaliação contínua, todos de caráter obrigatório.

Avaliação por Exame (Normal e Recurso)
-Exame escrito - 70% (classificação mínima 9,5 valores)
-Trabalhos de Pesquisa (escrito e oral) - 30%

Caso não tenham realizado o trabalho durante o semestre, terão de o entregar e apresentar oralmente no dia do exame.

Bibliografia
- Dearholt, J. (2012). Career Paths Mechanics. Berkshire: Express Publishing
- Evan, V. e Dooley, J. (2016). On Screen - B2. United Kingdom: Express Publishing
- Glendinning, E. e Pohl, A. (2016). Oxford English for Careers Technology 1. Oxford: Oxford University Press
- Ibbotson, M. (2012). Cambridge English for Engineering. Cambridge: Cambridge University Press
- Ibbotson, M. (2013). Professional English in Use - Engineering. Cambridge: Cambridge University Press
- Loyd, C. e Frazier, J. (2011). Career Paths Engineering. Berkshire: Express Publishing
- Murphy, R. (2012). Essential Grammar in Use. Oxford: Oxford University Press

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas onde se realizam exercícios de reading, listening, speaking e writing com gramática implícita dando particular ênfase aos trabalhos práticos. Recurso a meios audiovisuais.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 182, de 15 de março

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado