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Engenharia Mecânica

Ética dos Engenheiros

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 14312/2015 - 02/12/2015

2 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP + 1,50 OT , Cód. 912350.

Docente(s)
- Luís Carlos Duarte dos Reis (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
O objetivo desta UC é fornecer aos alunos conhecimentos sobre Ética em Engenharia. Pretende-se complementar a formação dos alunos, introduzindo conceitos e princípios básicos associados à área da Ética.
Compreender as responsabilidades éticas, morais e deontologia associadas à profissão.
Permitir a capacitação do estudante para a sua tomada de decisão ética, seja como líder ou como membro de grupos de trabalho.
Apliquem princípios de ética e deontologia na resolução e análise de dilemas éticos, assim como compreender o conteúdo e a importância de um código de ética em geral e dos códigos de deontologia profissionais.

Programa
1. Introdução à ética para Engenheiros:
1.1. Definição de Ética;
1.2. Ética e Moral;
1.3. Ética Profissional;
1.4. Associação Portuguesa de Ética Empresarial;
1.5. Comissão Técnica de Ética;
1.6. Normalização Internacional;
1.7. ISO 26000.
2. Liderança ética, responsabilidade individual e virtudes do Engenheiro:
2.1. As dez lições de liderança;
2.2. Construindo a Confiança;
2.3. Pensamento grupal - o que podem fazer os líderes;
2.4. Responsabilidade dos engenheiros/ responsabilidade do sistema
2.5. Os códigos de ética e conduta profissional
3. Whistleblowing:
3.1. Introdução;
3.2. A ambiguidade moral do Whistleblowing;
4. Engenheiros numa encruzilhada:
4.1. Introdução;
4.2. Lealdade à empresa;
4.3. Denúncia permissível/ obrigatória;
4.4. Deveres;
4.5. Denúncia anónima;
4.6. Linhas de orientação para engenheiros dissidentes por motivos éticos.
5. A moral:
5.1. O triângulo dilemático;
5.2. Responsabilidade do sistema;
5.3. Os riscos da responsabilidade individual;
5.4. Obediência cega à cadeia de comando;
5.5. Obsessão por cumprir objetivos predefinidos;
5.6. Confiança;
5.7. Liderança;
5.8. Lealdade à empresa;
5.9. Objetivismo moral, subjetivismo moral e ética situacional.
6. Casos práticos:
6.1. Lealdades;
6.2. Direitos de propriedade;
6.3. Economia a quanto obrigas;
6.4. Desonestidades e honestidades;
6.5. Estágio
6.6. Quando a cooperação é penalizada.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
- Avaliação de conhecimentos será feita através da apresentação de um trabalho sobre um tema subjacente à disciplina (80%) e entrega do relatório escrito sobre o tema (20%).
Avaliação Época normal e Recurso:
- A avaliação de conhecimentos será feita através de uma prova escrita (100%).

Bibliografia
- Braga, Rego, J. (2010). Ética para Engenheiros - Desafiando a Síndrome do Vaivém Challenger. (Vol. 2ª). (pp. 216). Lidel: Lidel
- Correia, R. (2023). Ética e Deontologia Preparação para o Exame da OCC. (Vol. 1). (pp. 310). Reis dos Livros: Reis dos Livros
- Mercier, S. (2005). A Ética nas Empresas. (Vol. 1). Afrontamento: Afrontamento
- Oliveira, L. (2024). Responsabilidade Ética e Profissional em Ciência e Engenharia. (Vol. 1). (pp. 260). Lidel: Lidel
- Rego, A. (2010). Ética para engenheiros. LX: Lidel
- Rocha, A. (2010). Ética, Deontologia e Responsabilidade Social, Vida Económica.. (Vol. 1). (pp. 513). Livro: Vida Económica

Método de Ensino
A matéria será apresentada nas aulas com recurso a apresentações e ao método expositivo/interrogativo e ativo, fomentando a discussão e reflexão de aspetos teóricos, e apresentando exemplos práticos.

Software utilizado nas aulas
Microsoft Teams;
PowerPoint;
Word;
PDF.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso á justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis

 


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