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Ano Letivo: 2022/23

Comunicação Social

Relações Públicas e Gestão de Eventos

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 11933/2021 - 02/12/2021

5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 PL + 30,0 TP + 2,50 OT , Cód. 905471.

Docente(s)
- Andreia Maria Alves de Almeida (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
A - Elaborar os planos de Relações Públicas, tendo em conta os objetivos da organização, segmentando e identificando as necessidades e expetativas de comunicação em diferentes públicos.
B - Compreender a existência de diversos tipos de eventos e as suas especificidades.
C – Saber elaborar um briefing e identificar o objetivo para cada evento, assim como, todas as etapas e respetivo Planeamento Operacional para o desenvolvimento e implementação do mesmo.
D – Saber identificar o público-alvo específico para cada ação de Relações Públicas e Gestão de Eventos.
E - Reproduzir de forma simulada o ambiente de um departamento de comunicação.
F - Conferir aos alunos a capacidade de adquirirem as competências necessárias para usar a linguagem adequada e a postura correta em cada evento.
G - Elucidar os alunos da importância do trabalho em equipa na conceção dos Planos de Relações Públicas e na Organização e Gestão de Eventos.


Programa
1–Fundamentos de Relações Públicas
a. Evolução histórica das Relações Públicas
b.Tipos e Características e estratégias

2- Introdução às Relações Públicas
a. Identificar as funções e características das Relações Públicas
b. Identificar os objetivos das Relações Públicas
c. Diferenciar Relações Públicas de Marketing
d. Públicos-alvo e stakeholders

3 - Fases da Organização e Operacionalização de Eventos
a. Definição do conceito do evento e o briefing;
b. Planeamento Geral (Objetivos; Públicos-alvo; Estratégia;)
c. Planeamento Operacional:
– Programação e atividades do evento;
– Marketing e comunicação (Relação com os Media; Material de Comunicação);
– Gestão da equipa;
– Orçamento;
– Patrocinadores, mecenas, parceiros
– Logística;
– Checklists;
- Controlo de Avaliação: Qualitativos e Quantitativos

4 - Protocolo
a. Importância do protocolo;
b. Protocolo empresarial e protocolo em eventos:
c. Convites;
d. Receção e apresentações;
e. Precedências;
f.Protocolo à mesa;
g.Indumentária.




Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:
15% | Assiduidade e participação
35% | Trabalho de grupo.
50% | Teste escrito.
Para aprovação da Unidade Curricular, é necessário que todos os elementos de avaliação tenham nota igual ou superior a 8 valores.

Os alunos com regimes especiais deverão contactar a docente até ao dia 19 de Outubro para definirem a sua forma de avaliação, tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.

Avaliação por Exame:
Teste Escrito | 100%
O teste escrito terá a ponderação total de 100%.

O estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do Reg Académico do IPT.


Bibliografia
- de Saldanha, S. e Caetano, J. e Isidoro, A. e Simões, M. (2013). Manual de Organização e Gestão de Eventos. (Vol. 1). (pp. 15-2014). Lisboa: Edições Sílabo
- Barqueiro Cabrero, J. e Barqueiro Cabrero, M. (2007). O Livro de Ouro das Relações Públicas. (Vol. 1). (pp. 5-240). Lisboa: Porto Editora
- Dionísio , P. e Rodrigues , V. (2021). Mercator – O Marketing na Era Digital. (Vol. 18). (pp. 17-642). Lisboa: Dom Quixote
- Lindon , D. (2004). Mercator XXI Teoria e Prática do Marketing . (Vol. 10). (pp. 8-686). Lisboa: Dom Quixote

Método de Ensino
- Períodos em aula com uma componente de exposição da matéria e de enquadramento teórico;
- Aulas com uma componente de prática laboratorial com os estudantes a desenvolver trabalhos práticos;
- Aulas práticas de desenvolvimento da oralidade.

Software utilizado nas aulas
Plataforma Teams e PPT

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de janeiro de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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