IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2020/21

Tecnologias Integradas de Produção Industrial

Química

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6647/2020 - 25/06/2020

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 56,0 TP , Cód. 65161.

Docente(s)
- Valentim Maria Brunheta Nunes (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Os alunos devem adquirir conhecimentos básicos de Química, relevantes para as restantes disciplinas do curso. Devem ser capazes de resolver qualitativamente e quantitativamente problemas de Físico-Química e adquirir competências laboratoriais elementares.

Programa
1. Química a Ciência central: o estudo da transformação. O método científico. Classificação da matéria. Propriedades físicas e químicas da matéria. Medição. Análise dimensional e resolução de problemas.
2. Átomos, moléculas e iões. Teoria atómica e estrutura do átomo. Relações mássicas. Massa molar. Número de Avogadro. Fórmulas químicas. Nomenclatura de compostos inorgânicos.
3. Relações mássicas em reações químicas. Acerto de equações químicas. Cálculos estequiométricos. Reagente limitante. Rendimento das reações. Reações em solução aquosa. Concentração e diluição de soluções. Noções sobre análise gravimétrica e análise volumétrica.
4. Cinética química. Leis de velocidade. Influência da temperatura. Mecanismos das reacções químicas.
5. Equilíbrio químico. Constante de equilíbrio. Ácidos e bases: propriedades gerais. O conceito de pH. Equilíbrio ácido base. Constantes de ionização de ácidos e bases. Equilíbrio de solubilidade. Formação de precipitados. Produto de solubilidade.
6. Eletroquímica. Revisão de reações redox. Células galvânicas. Os potenciais padrão de elétrodo. Espontaneidade das reações redox. A equação de Nernst. Eletrólise: aspetos quantitativos.
7. Componente prática. Segurança em laboratórios de Química. Material de laboratório e seu manuseamento. Medição de volumes de líquidos. Medição de massas. Tipos de equipamento. Reagentes e soluções padrão. Preparação de soluções. Titulações.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua com dois testes escritos ao longo do semestre (75%). Relatórios das atividades práticas laboratoriais (25%). Em época de exame teste escrito (75%) e relatórios (25%).

Bibliografia
- Chang, R. e Golsby, K. (2013). Química. Lisboa: McGraw Hill
- Simões, J. (2017). Guia do Laboratório de Química e Bioquímica. Lisboa: Lidel

Método de Ensino
Aulas Teóricas de exposição da matéria. Aulas Práticas com resolução de exercícios de aplicação e realização de vários trabalhos práticos laboratoriais.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 14 de setembro de 2021

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado