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TeSP - Informática de Gestão

Contabilidade de Gestão

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 2851/2022 de 07/03/2022

5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 70,0 TP

Docente(s)
- Carlos André Araújo Salgado

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1. Reconhecer as limitações da Contabilidade Financeira e identificar a utilidade da Contabilidade de Gestão;
2. Compreender o conceito de custo e de objeto de custeio e distinguir custos diretos de custos indiretos, custos fixos de custos variáveis, custos do produto de custos do período e reconhecer as componentes do custo industrial;
3. Distinguir o âmbito da Demonstração dos Resultados por Natureza da Demonstração dos Resultados por Funções e elaborar e analisar a Demonstração dos Resultados por Funções;
4. Distinguir os sistemas de custeio total, variável, racional e a sua influência no apuramento dos resultados;
5. Compreender os pressupostos, âmbito de utilização e limites da análise CVR (Custos/Volume/Resultados) e utilizar a análise CVR como instrumento de apoio à tomada de decisão;
6. Identificar as etapas do processo de tomada de decisão, compreender a abordagem da análise diferencial e aplicar esta análise a um conjunto de diferentes tipos de decisões empresariais;
7. Compreender as principais diferenças entre os Métodos Direto e Indireto;
8. Apurar o custo da produção acabada e da produção em vias de fabrico pelos Métodos Direto e Indireto.

Programa
1. Introdução à Contabilidade de Gestão:
1.1. Definição de Contabilidade de Gestão;
1.2. Âmbito da Contabilidade de Gestão;
1.3. Objetivos da Contabilidade de Gestão;
1.4. Características da Contabilidade de Gestão;
1.5. Limitações da Contabilidade Financeira;
1.6. Principais diferenças entre a Contabilidade Financeira e a Contabilidade de Gestão.
2. Conceitos Fundamentais da Contabilidade de Gestão:
2.1. Empresas de serviços, comerciais e industriais;
2.2. Tipos de inventários;
2.3. Conceito de Custo;
2.4. Fluxos da empresa: financeiros (receitas/despesas), económicos (rendimentos/gastos) e monetários (recebimentos/pagamentos);
2.5. A cadeia de valor;
2.6. Classificação dos custos por funções;
2.7. Objeto de Custeio;
2.8. Custos Diretos e Custos Indiretos;
2.9. Custos do produto e Custos do Período;
2.10.Componentes do Custo Industrial;
2.11.Custo Primo, Custo de Transformação, Custo Industrial da Produção do Mês, Custo Industrial da Produção Acabada, Custo Industrial da Produção Vendida, Custo Comercial (sentido lato) e Custo Complexivo;
2.12.Resultado Bruto, Resultado Operacional e Resultado Líquido;
2.13.Comportamento dos Custos;
2.14.Custos Reais e Custos Básicos;
2.15.Custos Relevantes, Custos Irrelevantes e Custos de Oportunidade.
3. Demonstrações dos Resultados:
3.1. Demonstração dos Resultados por Natureza;
3.2. Demonstração dos Resultados por Funções;
3.3. Variação nos Inventários da Produção na Demonstração dos Resultados por Natureza;
3.4. Custo das Vendas na Demonstração dos Resultados por Funções;
3.5. Justificação da diferença de resultados entras as duas Demonstrações dos Resultados.
4. Sistemas de Custeio:
4.1. Sistema de Custeio por Absorção ou Custeio Total;
4.2. Sistema de Custeio Racional;
4.3. Sistema de Custeio Variável;
4.4. Comparação entre os Sistemas de Custeio.
5. Análise de Custos/Volume/Resultados:
5.1. Intervalo Relevante;
5.2. Análise CVR: pressupostos, limites e âmbito de utilização;
5.3. A equação CVR do Resultado;
5.4. Margem de Contribuição Global e Unitária;
5.5. Rácio Margem de Contribuição;
5.6. Ponto Crítico das Vendas em situações de monoproduto e multiproduto;
5.7. Margem de Segurança;
5.8. Estimativa do Resultado conhecendo o Ponto Crítico.
6. Análise Diferencial (Incremental Analysis):
6.1. O Processo de tomada de decisão;
6.2. A abordagem da análise diferencial;
6.3. Decisões que envolvem análise diferencial:
6.3.1. Aceitar uma encomenda a um preço especial;
6.3.2. Produzir ou comprar;
6.3.3. Vender ou continuar a transformar;
6.3.4. Reter ou substituir equipamentos;
6.3.5. Eliminar um departamento não rentável.
7. Método Direto (Job Costing):
7.1. Características do Método Indireto;
7.2. Características do Método Direto;
7.3. Principais diferenças entre os Métodos Direto e Indireto;
7.4. Fluxo de Custos pelo Método Direto;
7.5. Abordagem das sete etapas no Método Direto;
7.6. Conceito de Base de Imputação;
7.7. Coeficientes Reais e Teóricos na Repartição dos Custos Indiretos;
7.8. Critérios de Base Única e de Base Múltipla na Repartição dos Custos Indiretos;
7.9. Custo dos Produtos Acabados e dos Serviços Prestados pelo Método Direto.
8. Método Indireto (Process Costing):
8.1. Fluxo de Custos pelo Método Indireto;
8.2. Método das Unidades Equivalentes: critérios FIFO e CMP.

Metodologia de avaliação
1) Avaliação contínua:
- 2 Provas escritas: 30% cada (nota mínima de 8 valores);
- Prova Escrita Final: 40% (nota mínima de 8 valores).
2) Avaliação não contínua:
- Prova escrita: 100%;
- Alunos com classificação igual ou superior a 16 valores: prova oral (caso não façam prova oral, ser-lhes-á atribuída a classificação final de 15 valores).

Bibliografia
- Weygandt, J. e Kimmel, P. e Kieso, D. (2020). Managerial Accounting: Tools for Business Decision Making. Hoboken: John Wiley & Sons
- Rajan, M. e Datar, S. (2021). Horngren's Cost Accounting – A managerial emphasis. New Jersey: Prentice-Hall International
- Franco, V. e Outros, . (2015). Os Custos, os Resultados e a Informação para a Gestão. Lisboa: Livros Horizonte
- Vicente, C. e Vieira, J. e Asseiceiro, J. e Caldeira, C. e Ferreira, D. (2016). Contabilidade de Gestão: Estratégia de Custos e de Resultados – Casos Práticos. (Vol. I). Lisboa: Rei dos Livros
- Ferreira, D. e Caldeira, C. e Asseiceiro, J. e Vieira, J. e Vicente, C. (2019). Contabilidade de Gestão: Estratégia de Custos e de Resultados - Cost and Management Accounting. Lisboa: Rei dos Livros
- Caiado, A. (2020). Contabilidade Analítica e de Gestão. Lisboa: Áreas Editora

Método de Ensino
Serão utilizadas as seguintes:
- Expositivas: onde serão apresentados os quadros teóricos de referência;
- Participativas: onde os alunos irão analisar e resolver casos práticos;
- Autoestudo: onde os alunos desenvolverão o seu trabalho autónomo.

Software utilizado nas aulas
Microsoft Excel

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis
 

 


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