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TeSP - Informática de Gestão

Introdução à Contabilidade e Fiscalidade

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 2851/2022 de 07/03/2022

5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 56,0 TP

Docente(s)
- Carlos André Araújo Salgado
- Carla Maria Freitas dos Santos Joaquim

Pré-requisitos
Não Aplicavel

Objetivos
1 - Compreender a importância da contabilidade como informação útil para a tomada de decisões; conhecer o SNC; e dominar os conceitos e técnicas de registo contabilísticos dos factos patrimoniais e compreender as principais Demonstrações Financeiras.
2 - Reconhecer as limitações da Contabilidade Financeira e identificar a utilidade da Contabilidade de Gestão.
3 – Compreender o sistema fiscal de forma genérica

Programa
1 – Contabilidade
3.6 – Enquadramento Geral
3.6.1 Noção de Entidade Económica
3.6.2 A origem da Contabilidade
3.6.3 Conceito e f Contabilidade
1.2 Conceitos fundamentais de Contabilidade Financeira
1.3 Considerações gerais:
1.3.1 O papel da contabilidade como instrumento de gestão;
1.3.2 Conceitos fundamentais da contabilidade: Património e seus elementos constitutivos;
1.3.3 Factos patrimoniais;
1.3.3 Equação fundamental de contabilidade;
1.3.4 A noção, classificação e caracterização das contas;
1.3.4 Métodos de registo contabilístico;
1.3.5 Lançamentos e suas espécies;
1.4 Estrutura Conceptual
1.4.1 Objetivos das demonstrações financeiras (DF);
1.4.2 Pressupostos subjacentes à elaboração das DF;
1.4.3 A definição, o reconhecimento e a mensuração dos elementos das DF;
1.5 Apresentação e classificação de elementos nas DF;
1.6 Breve análise da normalização contabilística em Portugal;
1.7. Estudo das Contas de todas as classes;
1.8. Elaboração de Demonstrações Financeiras.
2. Contabilidade de Gestão
2.1. Conceitos Fundamentais de Contabilidade de Gestão
2.2. Âmbito e Objetivos da Contabilidade de Gestão
2.3. Classificação de custos e apuramento dos resultados por funções
3 Fiscalidade
2.2 Noção de Imposto
2.3 Figuras afins do imposto;
2.4 Fases do imposto;
2.5 Tipologia dos impostos;
2.6 Estrutura fiscal portuguesa;

Metodologia de avaliação
Realização de 3 testes de Avaliação com a seguinte ponderação:
- 1º teste com uma ponderação de 30% na avaliação final;
- 2º teste com uma ponderação de 30% na avaliação final;
- 3º teste com uma ponderação de 40% na avaliação final;
Dispensam de Exame os alunos que obterem a partir de uma média simples 10 valores;

Avaliação não contínua
Exame escrito;
A avaliação não contínua decorrerá nas épocas estabelecidas no calendário letivo.

Bibliografia

Método de Ensino
Método expositivo e demonstrativo, com recurso à projeção de diapositivos. É utilizada a
metodologia de pesquisa para a elaboração de trabalhos de simulação pedagógica com casos práticos

Software utilizado nas aulas
--Não Aplicavel

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade
 

 


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