IPT Logotipo do IPT

TeSP - Gestão Comercial e Vendas

Merchandising e Promoções

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12803/2021 - 29/12/2021

5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 14,0 T + 42,0 PL + 14,0 OT

Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Explicar como funcionam os canais de distribuição
Expor as diversas ferramentas de merchandising e promoções
Compreender as especificidades de cada canal de distribuição
Organizar o ponto de venda
Relacionar o layout do estabelecimento com o público-alvo, sustentado com um plano de promoções

Programa
1. Introdução
2. Canais de distribuição
3. Ponto de venda
4. Visual merchandising
5. Promoções

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
A avaliação continua é constituída por duas componentes: um trabalho prático (C1), com apresentação e discussão, obrigatória para todos os elementos do grupo, ponderação de 40%, nota mínima de 10 (dez) valores e um teste escrito (C2), ponderação de 60%, nota mínima de 8 (oito) valores.
A Classificação final é expressa por (CF=0,40C1+0,60C2), desde que a nota mínima tenha sido obtida em cada um dos componentes de avaliação. Caso contrário, a classificação final será igual à menor das classificações C1 ou C2.
Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação final dos dois componentes de avaliação, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 (dez) valores.

Avaliação não contínua:
A avaliação não contínua é constituída por um teste escrito (100%), realizado sem qualquer elemento de consulta.
Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação final, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 (dez) valores.

Bibliografia
- Levy, J. e Lendrevie, J. e Rodrigues, J. e Dioni­sio, P. (2015). Mercator da Li­ngua Portuguesa - Teoria e pratica do marketing. Lisboa: Publicações D. Quixote
- Demetresco, S. (2004). Vitrinas entre vistas: merchandising visual. Brasil: Senac
- Rosseau, J. (2008). Manual de Distribuição. Lisboa: Abril/Controljornal

Método de Ensino
O ensino visa promover a leitura e discussão de estudos de caso, a realização de trabalhos de curta e média duração, assim como a exposição de conceitos e o visionamento de casos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis
 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
Financiamentos