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TeSP - Análises Laboratoriais

Instrumentação e Aquisição de Dados

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3 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 PL + 15,0 TP

Docente(s)
- Ana Paula Gerardo Machado

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
O1 – Aquisição de conhecimentos sobre princípios de funcionamento, metodologias e procedimentos normalizados com especial relevo para a instrumentação fundamental em laboratórios e a importância da verificação, calibração e manutenção de equipamentos
O2 – Aquisição de competências no domínio da observação, medição, monitorização e registo de dados e resultados de ensaios
O3 – Aquisição de competências sobre tecnologias para a aquisição e registo automático de dados (software e hardware), tipos de instrumentação e transmissão de dados.
O4 – Aplicações práticas com utilização de dados de ensaios. Avaliação da qualidade de um resultado - incerteza de uma medição

Programa
1.Metrologia
1.1 Conceitos básicos: Vocabulário Internacional de Metrologia, Sistemas de unidades
1.2 Tipos de metrologia
1.2.1 Metrologia Científica
1.2.2 Metrologia Industrial
1.2.3 Metrologia legal
1.3 Gestão de equipamentos de medição e ensaio
1.3.1 Fichas de identificação e histórico
1.3.2 Planos de manutenção
1.3.3 Planos de calibração e de verificação
2.Processos para aquisição de equipamentos
2.1 Análise das especificações para equipamentos de laboratório
2.2 Prospeção de mercados
2.3 Análise de propostas e seleção de equipamentos
2.4 Receção de equipamentos
2.5 Instalação e armazenamento de equipamentos
3. Observação, medição, tolerâncias, erros e incertezas associados às medições
4. Cálculo de incertezas
5. Calibração de equipamentos
5.1 Laboratórios de calibração
5.2 Métodos e técnicas para calibração de equipamentos
5.3 Certificados de calibração
5.4 Análise de certificados de calibração
5.5 Critérios de aceitação
6. Métodos para medição e sistemas para aquisição de dados de ensaio
6.1 Módulos funcionais para aquisição de sinal
6.2 Características dos conversores de sinal
6.3 Interfaces de comunicação
7. Análise prática: sensores/transdutores: princípios de funcionamento e características mais relevantes
8. Aplicações práticas

Metodologia de avaliação
A avaliação é contínua.
É obrigatória a realização de um trabalho prático (TP), no decorrer das aulas.
A avaliação, nas diferentes épocas, realiza-se através de um teste escrito (TE) referente aos conteúdos lecionados e entrega do trabalho prático (TP). A classificação obtém-se através da expressão: 0,50 (TE)+0,50 (TP). A aprovação requer um mínimo de 40% em cada componente (TE e TP) e classificação final igual ou superior a 10 valores em 20.

Bibliografia
- Ferreira, C. Instrumentação Industrial e Medidas Eléctricas . (Vol. unico). IPT: .
- IPQ, .. (2018). Programa Nacional de Cumprimento de Boas Práticas em Laboratórios. .: .
- IPQ, .. (2012). VIM- Vocabilário Internacional de Metrologia . .: .
- IPQ, .. (2007). Guia para a quantificação de incertezas em ensaios químicos OGC007. (Vol. unico). .: .
- Restivo, M. e &, A. (2008). Laboratórios de Instrumentação para Medição. (Vol. unico). Porto: UP
- WHO, .. (2011). Quality Management Handbook. .: .

Método de interação
O método de ensino é expositivo e interativo com exemplos reais e solicitação da participação dos alunos na pesquisa sobre instrumentação, aquisição de dados e métodos para tratamento de dados. Na componente prática realiza-se um trabalho.

Software utilizado nas aulas
Excell, folha de cálculo

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis
 

 


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