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Ano Letivo: 2022/23

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Gestão Multicultural

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016

5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964033.

Docente(s)
- Maria Fernanda Pires Aparício (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Os alunos devem ficar aptos a:
- reconhecer as especificidades das diferentes culturas;
- compreender as diferenças de valores nas sociedades e suas consequências ao nível da gestão;
- diferenciar modelos de funcionamento de gestão nas diferentes culturas;
- discriminar comportamentos organizacionais, como a liderança, típicos de diferentes culturas;
- planear a expatriação e repatriação.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
- ODS 4- EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
- ODS 5 - IGUALDADE DE GÉNERO
- ODS 8 - TRABALHO DIGNO E CRESCIMENTO ECONÓMICO
- ODS 10 - REDUZIR AS DESIGUALDADES
- ODS 16 - PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES

Programa
Capítulo I: Introdução à Gestão Internacional de Recursos Humanos (GIRH)
• O que é a Gestão Internacional de Recursos Humanos?;
• A complexidade da GIRH;
• Diferenças entre a GIRH e a gestão doméstica dos recursos humanos;
• Estratégias de expansão internacional e ligação à GIRH;
• Missões internacionais: tendências globais.

Capítulo II: Diferentes Práticas de GIRH - USA, EUROPA, ÁSIA
• Política e práticas de gestão de recursos humanos em diferentes locais: USA, Europa e Ásia;
• A GIRH em contexto Europeu: especificidades e desafios;
• A GIRH em Portugal;
• A internacionalização das empresas Portuguesas: desafios e oportunidades para a GIRH.

Capítulo III: O Ciclo da Expatriação – Atrair, Preparar e Adaptar
• Tipologias de trabalhadores internacionais e de trabalho internacional;
• Motivos para utilizar expatriados versus motivos para aceitar uma missão internacional;
• Recrutamento, seleção e preparação para uma missão internacional;
• A formação e desenvolvimento de expatriados;
• A adaptação dos expatriados.

Capítulo IV: O Ciclo da Expatriação – Avaliar e Recompensar
• As consequências da (des)adaptação dos expatriados: desempenho, satisfação e turnover;
• A compensação de expatriados: modelos, referências e aspetos práticos.

Capítulo V: O Ciclo da Expatriação – Repatriar e Reter
• Repatriação - o outro lado da moeda?
• Outros resultados da Expatriação: implicações pessoais e profissionais de uma missão internacional;
• Desafios à retenção dos indivíduos com experiência internacional.

Capítulo VI: Desafios à GIRH – Novas Formas de Trabalho Internacional

Metodologia de avaliação
Avaliação periódica: teste escrito individual (40%) com nota minima de 9,5 valores; elaboração de um trabalho individual ou de grupo ( com máximo 3 alunos)com apresentação/ discussão oral( 30%) e um trabalho que consiste em preparar uma aula sobre um tópico do programa (30%).

Bibliografia
- Cunha, M. e Rego, A. (2009). Gestão Multicultural. Lisboa: Editora RH
- Finuras, P. (2011). Gestão Intercultural - Pessoas e Carreiras na Era da Globalização. Lisboa: Edições Sílabo
- Martins, J. (2011). Internacionalização e Globalização de Empresas. Lisboa: Edições Sílabo
- Silva, V. e Reis, F. (2014). Capital Humano - Temas para uma boa gestão das organizações. Lisboa: Edições Sílabo

Método de Ensino
Nas sessões de cariz teórico, o Docente dá mais ênfase à apresentação e defesa de trabalhos científicos e práticos, por parte dos Alunos, o que permitirá uma melhor compreensão da teoria e proporcionará as ferramentas para enfrentar soluções reais.

Software utilizado nas aulas
Microsoft Windows. Microsoft Teams e Moodle.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº197 de 15/03/2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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