IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2023/24

Marketing Digital

Técnicas de escrita para o meio digital

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4719/2022 de 21/04/2022

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 28,0 PL + 14,0 TP + 14,0 OT , Cód. 605923.

Docente(s)
- Manuela Sofia da Conceição Silva (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
1. Conhecer e posicionar-se criticamente sobre as mudanças fundamentais que as tecnologias introduziram nos processos de escrita e de leitura;
2. Dominar os conceitos e regras de organização e produção de documentos escritos para ambientes digitais;
3. Analisar diversas tipologias de escrita e organização de documentos digitais;
4. Integrar no seu trabalho criativo o conhecimento adquirido:
4.1. Evidenciar o público-alvo;
4.2. Criar Personas com o objetivo de ser assertivo nas comunicações;
4.3. Descrever a narrativa e desenvolver técnicas de escrita criativa;
5. Produzir documentos escritos para ambientes digitais:
5.1. Aplicar técnicas de escrita criativa para os meios digitais;
5.2. Aplicar técnicas de escrita em publicidade;
6. Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita.

Programa
1. Comunicação e Linguagem:
1.1. História e evolução da escrita
1.2. Tipos de linguagem
1.3. O mundo virtual/digital
1.4. O ciberespaço.
2. Ferramentas para a produção de escrita digital:
2.1. redes sociais, blogues, portais e páginas, correio eletrónico.
3. Diferenças de Estilo e Interpretação
3.1. A denotação e a conotação;
3.2. Narrativo;
3.3. Dissertativo/argumentativo;
3.4. Informativo;
3.5. Interpretativo.
4. Técnicas de escrita:
4.1. A criatividade na escrita e a Imaginação;
4.2. Estratégias para estimular a criatividade.
5. Associação de elementos na criação de textos:
5.1. Sons e Cheiros;
5.2. Conceitos e imagens;
5.3. palavras e frases;
5.4. Temas.
6. Escrita criativa em publicidade:
6.1. Influência e Intertextualidade;
6.2. Construção, transgressão, humor, adaptação e absurdo: paródia, citação e alusão;
6.3. Metáforas e analogias;
6.4. O texto publicitário e a estrutura do slogan.

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência/Contínua:
Pressupõe a participação em 2/3 das aulas:
- Participação ativa nas aulas; realização das tarefas propostas em contexto de aula – 15%
- Portefólio de textos escritos/digitais – 50%
- Prova escrita – 35 % (nota mínima de 8 valores)

Avaliação Final
- Prova escrita (70%)
- Apresentação e discussão oral de um trabalho (30%)

O estudante obtém aprovação à Unidade Curricular com a classificação final igual ou superior a 9,5 valores.

Bibliografia
- Carvalho, M. (2015). Quem disser o contrário é porque tem razão. Guia prático de escritor de ficção. Porto: Porto Editora
- Norton, C. (2001). Os mecanismos da Escrita Criativa. Lisboa: Temas e Debates
- Pereira, R. (2016). A doença, o sofrimento e a morte entram num bar. Lisboa: Tinta da China
- Rodari, G. (2019). Gramática da Fantasia. Lisboa: Kalandraka

Método de Ensino
1.Aulas expositivas de aprofundamentos de conceitos e teoria;
2.Aulas de análise de textos e casos/exemplos.
3.Partilha e comentário dos textos criativos.
4.Portefólio de texto/desafios de escrita criativa
5.Prova de avaliação escrita.

Software utilizado nas aulas
N/A

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº220 de 15/05/2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado