IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2020/21

Gestão Administrativa de Recursos Humanos

Atelier de criatividade

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso nº 3681/2017 - 07/04/2017

2 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 S , Cód. 60164.

Docente(s)
- Maria Fernanda Pires Aparício (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Conhecer e saber utilizar ferramentas e técnicas de forma a assegurar que os alunos, em grupo, possam criar efetivamente bens ou serviços dentro de um espirito de competitividade, de modo a adquirir e desenvolver a atitude criativa através das suas próprias iniciativas de forma confiante e desinibida.

Programa
1. Atitudes criativas:
a. Desenvolver a procura de novas soluções.
b. Desenvolver a capacidade de expressão.
c. Desenvolver a mudança de pensamento e adaptação.
2. Criatividade em grupo.
a. Humorizar a resolução de problemas.
b. Antecipação do pensamento ao problema.
c. Desafios interpessoais.
d. Desafiar as convenções.
e. Estimuladores de autoconfiança.
f. Tolerância com a incerteza e o risco.
g. Motivação.
h. Tomada de decisão.

3. Ativar o espírito de conceptualização de ideias:
a. Geração e síntese de ideias.
i. Ideias pelos recursos.
ii. Ideias pela oferta.
iii. Ideias pelos clientes.
iv. Ideias pelas finanças.
v. Ideias por múltiplos epicentros.
vi. Poder das questões de antecipação.
b. Processo de elaboração de ideias.
i. Imersão.
ii. Expansão.
iii. Seleção de critérios.
4. Constituição da equipa:
a. Deteção do potencial criativo.
b. Deteção de conflitos.
c. Deteção de estilos de comportamento na relação e na tarefa.
5. Prototipagem:
a. Construir lista de prioridades.
b. Desenho do modelo.
c. Construção do modelo.
d. Exposição do modelo.

Metodologia de avaliação
Realização de trabalho prático em grupo que consistirá na apresentação de um protótipo de um produto ou serviço sendo atribuida uma classificação final. A não comparência à apresentação e/ou não realização do trabalho constitui admissão a exame.Em época de exame a avaliação incidirá sobre a apresentação e discussão pública de um projecto com ponderação de 50% e um teste escrito com ponderação de 50% ou apresentação de relatório.

Bibliografia
- Bornstein, D. (2007). Como Mudar o Mundo. (Vol. 1). (pp. 1-472). Portugal: Estrela Polar
- De Bono, E. (2012). Creatividad - 62 ejercicios para desarrollar la mente. (Vol. 1). Espanha: Paidós
- M., J. e Marina, E. (2013). El Aprendizaje de La Creatividad. (Vol. 1). Espanha: Ariel
- Pigueur, Y. e Orsterwalder, A. (2011). Criar Modelos de Negócio. (Vol. 1). Lisboa: D. Quixote

Método de Ensino
Metodologia maioritariamente centrada em equipas discentes, que executam um trabalho, no ambiente de sala de aula, sobre cada tema do programa, recolhendo previamente elementos, podendo solicitar ao docente uma orientação nas suas pesquisas.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 28 de dezembro de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado