IPT Logotipo do IPT

Tecnologia Química

Química das Soluções

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15239/2016 - 19/12/2016

5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL , Cód. 814218.

Docente(s)
- Maria Teresa da Luz Silveira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Dar competências na área da condutimetria e desenvolver os conhecimentos anteriormente adquiridos no estudo das reacções em solução aquosa (ácido base, precipitação, oxidação redução e complexação) designadamente a aplicação em análise química por volumetria e gravimetria.

Programa
1- Condutimetria. Generalidades sobre soluções. Eletrólitos. Condutividade e condutividade molar. Medição da condutividade. Variação da condutividade com a concentração. Dissociação parcial dos eletrólitos. Condutividades molares a diluição infinita. Lei das condutividades iónicas independentes (Lei de Kolhrausch). Introdução ao conceito de coeficiente de atividade.

2-Reacções de oxidação-redução. Conceito de oxidante e redutor. Acerto de equações redox. Células eletroquímicas. Potenciais de redução padrão. Cálculo da força eletromotriz de uma célula. A equação de Nernst. Aplicações e consequências.Fatores que afetam o potencial redox. Comportamento redox da água. O conceito de pH. Titulações Redox. Cálculo das curvas de titulação. Métodos de deteção do ponto de equivalência. Principais oxidantes e redutores usados em Química Analítica

3-Reacções de precipitação. Generalidades sobre reações de precipitação. Produto de solubilidade. Solubilidade de um precipitado. Factores que afetam a solubilidade dos precipitados. Mecanismo de formação de precipitados. Tipos de precipitados.Contaminação de precipitados. Aplicações analíticas das reações de precipitação. Gravimetria por precipitação. Volumetria por precipitação. Cálculo das curvas de titulação. Métodos de deteção do ponto de equivalência.

4-Complexos e reacções de complexação. Química dos compostos de coordenação. Ligandos mais comuns. Nomenclatura dos compostos de coordenação. Números de coordenação e estruturas mais correntes de complexos. Isomerismos nos compostos de coordenação. Regra dos 18 eletrões. Teorias da ligação química em compostos de coordenação. Teoria do enlace de valência. Teoria do campo cristalino. Estabilidade dos compostos de coordenação e aplicações em Química Analítica. Complexometria. A utilização de complexantes em métodos titulométricos. Curvas de titulação e sua determinação experimental. Elétrodos de mercúrio e prata. Cálculo teórico das curvas de titulação. Definição de constante de estabilidade condicional. Influência das condições experimentais. Métodos de deteção do ponto de equivalência. Indicadores metalocrómicos. Titulações de misturas. Interferências e sequestração.

Trabalhos Práticos Laboratoriais
1-Condutividade de soluções de eletrólitos fortes
2-Condutividade de soluções de eletrólitos fracos
3-Doseamento potenciométrico do ferro
4-Determinação dos cloretos numa água
5-Determinação das durezas de uma água

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua
A aprovação na componente prática (P) da unidade curricular depende da execução experimental de todos os trabalhos práticos, da entrega de um mini relatório onde são apresentados os resultados experimentais e os cálculos de cada trabalho prático (correspondendo a 30% da avaliação da componente prática) e da realização de dois testes escritos referentes aos trabalhos práticos, um sobre os trabalhos 1, 2 e 3, e outro sobre os trabalhos 4 e 5 (correspondendo a 70% da avaliação da componente prática).

A avaliação prática é válida unicamente no ano letivo em que é realizada.

Os alunos com a unidade curricular em atraso poderão ser dispensados da execução laboratorial mas têm, obrigatoriamente, que realizar os dois testes escritos referentes aos trabalhos práticos. Neste caso, é a classificação obtida nestes testes que corresponde à componente prática (P) da nota final da unidade curricular.

A componente teórica (T) será avaliada com dois testes escritos, um sobre os capítulos 1 e 2 e outro sobre os capítulos 3 e 4.

Avaliação final
A avaliação final consiste num teste escrito, em qualquer uma das épocas, sobre a matéria teórica (T).

A nota final, quer da avaliação contínua quer da avaliação final, será a média ponderada das duas componentes segundo a fórmula: 0,8T + 0,2P. Para aprovação os alunos deverão ter uma nota final mínima de 9,5valores.

Bibliografia
- Christian, D. (2013). Analytical Chemistry. New York: John Wiley & Sons
- Gonçalves, M. (2001). Métodos Instrumentais para Análise de Soluções. Análise Quantitativa. Lisboa: Fundação Caloute Gulbenkian
- Harris, D. (2010). Quantitative Chemical Analysis. New York: W. H. Freeman and Company
- Skoog, D. e West, D. e Holler, F. e Rouch, S. (2013). Fundamentals of Analytical Chemistry. New York: Thomson Brooks/Cole

Método de Ensino
Aulas teóricas onde são leccionadas os conteúdos programáticos propostos, aulas teórico-práticas com resolução de exercícios e aulas práticas laboratoriais com a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de outubro de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado