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Tecnologias de Informação e Comunicação

Animação 2D e 3D

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Publicação em Diário da República: Plano 4 - 2010/2011

5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, , Cód. 925029.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Conhecimentos de Computação gráfica e desenho técnico (preferencial)

Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de modelar e animar objetos e personagens simples em 3D. Deverão ainda conseguir desenvolver motion graphics em After Effects.

Programa
1 - Modelação
1.1 Apresentação do software e respetivo interface
1.2 Técnicas de modelação 3D (primitivas, subdivisão de poligonos, shapes)
1.3 Modelação de objeto como base em referências fotográficas
1.4 Princípios básicos de modelação de personagens
1.5 Criação de UV's

2 - Texturas
2.1 Render do UV layout do objeto 3D
2.2 Abordagem às ferramentas do software Photoshop para trabalhar texturas
2.3 Criação de uma textura padrão
2.4 Criação das texturas: diffuse, specular, bump, opacity
2.5 Diferentes tipos de Shader
2.6 Atributos do Shader
2.7 Aplicação das texturas

3 - Princípios Básicos de Rigging e Skinning
3.1 Criação de esqueleto (Rigging)
3.2 Aplicação do esqueleto à geometria (Skinning)
3.4 Pintura de pesos

4 - Fundamentos de Animação 3D
4.1 Animação por keyframes
4.2 Edição de curvas de animação

5 - Exportação de Objetos
5.1 Preparação de objetos para impressão 3D e para jogos em Unity
5.2 Exportação de objetos em formato OBJ e FBX

6 - Iluminação
6.1 Tipos de luzes
6.2 Atributos da luz e sombra
6.3 GI (Global Ilumination)
6.4 Settings de Render
6.5 Iluminação de uma cena
6.6 Iluminação de personagens
6.7 Iluminação por 3 pontos
6.8 Render

7 - Animação 2D
7.1 Abordagem aos Motion Graphics em After Effects (animação por keyframes)
7.2 Blending Modes
7.3 Efeitos
7.4 Render

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua
Assiduidade dos alunos (5%), tarefas propostas em aula (25%), projeto final (70%).

Avaliação Periódica
Tarefas propostas em aula (30%), projeto final (70%).

Avaliação Final
Projeto final (100%).

Bibliografia
- Beane, A. (2012). 3D Animation Essentials. Inglaterra: Sybex
- Derakhshani, R. e Derakhshani, D. (2013). Autodesk 3ds Max 2014 Essentials. Estados Unidos: Sybex
- Greenway, T. (2011). Photoshop for 3D Artists. Inglaterra: 3dtotal Publishing

Método de Ensino
Aulas téoricas intercaladas com aulas práticas onde são executados trabalhos práticos de aplicação das técnicas estudadas.

Software utilizado nas aulas
Autodesk 3ds Max, Photoshop.

 

 

 


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