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Gestão da Edificação e Obras

Gestão de Recursos Humanos

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7571/2019 - 26/08/2019

5 ECTS; 2º Ano, Anual, 42,0 TP , Cód. 818621.

Docente(s)
- Fernanda Maria de Almeida Santos Mendes (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não se aplica

Objetivos
1ª parte – Gestão de Recursos Humanos
Dotar os discentes de conhecimentos teóricos que lhes permitam conhecer algumas teorias, a evolução das técnicas e instrumentos ligados à gestão empresarial e de recursos humanos;

Desenvolver capacidades conceptuais e analíticas sobre as actividades de gestão de recursos humanos nas organizações;

2ª Parte – As novas fronteiras da gestão – A Era do Conhecimento
Pretende-se que os alunos compreendam a abordagem que a teoria económica concede aos intangíveis, à luz dos mecanismos da economia da inovação.

Procura-se que apreendam um corpo de conhecimentos fundamentais sobre as problemáticas teóricas desenvolvidas na tentativa de melhor compreender as dinâmicas organizacionais, na fase actual do desenvolvimento da teoria da gestão.

3ª Parte – Equipas & Comunicação organizacional
Tomar conhecimento das dinâmicas que revestem o comportamento humano nas organizações.

Compreensão do conceito e do processo de comunicação e sua relevância estratégica na actual conjuntura empresarial;

Compreensão e análise crítica dos diversos processos de comunicação e a sua importância enquanto meio de gestão dos recursos humanos;

Capacidade de compreensão e discussão de temáticas específicas e actuais ligadas à comunicação empresarial, nomeadamente a comunicação intercultural e virtual.

Competências:
Dotar os discentes de capacidades e competências de reflexão crítica, análise e diagnóstico dos distintos cenários organizacionais que lhes permitam proceder a uma utilização crítica dos instrumentos teóricos.

Programa
Gestão de Pessoas:
Evolução conceptual e das práticas
A natureza da função de GRH

Modelos e Técnicas de Recursos Humanos:
Análise e descrição de funções
Recrutamento, seleção e acolhimento de pessoal
Gestão e avaliação de desempenho
Gestão e desenvolvimento da carreira profissional
Gestão das remunerações
Sistemas de incentivos e benefícios sociais
Formação e desenvolvimento

Gestão de Equipas:
Liderança
Liderança em Teletrabalho
Gestão de Conflitos

Comunicação Organizacional:
Dimensões do processo comunicacional
Feedback e Desempenho
Estilos de Comunicação
Fluxos e padrões de comunicação nas organizações
Comunicação transcultural

Metodologia de avaliação
[X] Avaliação Única:
[100]% Exame Final
ou
[X] Avaliação Contínua: (Nota mínima de 9 valores)
[50]% Teste Individual
[50]% Trabalho individual ou de grupo (máximo 3 elementos). Participação nas aulas com base em exercícios práticos

Bibliografia
- Joaquim Vicente, R. e Camara, P. e Guerra, P. e , . (2013). Humator XX!. Lisboa: Dom Quixote
- Neves de Almeida, F. e , . (2019). A Arte de Gerir Pessoas. Lisboa: Actual Editora
- Pinha e Cunha, M. e Marques, C. e Rego, A. e Campos e Cunha, R. e Cabral Cardoso, C. (2015). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. Lisboa: Sílabo Editora

Método de Ensino
Métodos activos centrados no aprender a aprender e no aprender a fazer.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


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