IPT Logotipo do IPT

Fotografia

História da Fotografia 2

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 2435/2023 de 17/02/2023

4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 10,0 OT , Cód. 964534.

Docente(s)
- Tiago Alexandre Figueiredo Cacheiro (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
Proporcionar ao aluno um espaço para reflectir e problematizar sobre os variados campos relacionados com a teoria, análise, realização e utilização da Imagem.
Incentivar um diálogo crítico que promova no aluno a capacidade última de argumentar sobre o seu próprio trabalho.
Pensar a Imagem a partir da sugestão de temas diversos: jornalismo, publicidade, arte, memória, exposições.
Retomar o contacto com textos de autores inevitáveis e fundamentais para a compreensão da Imagem.

Programa
1. Do mundo construído por palavras, ao mundo criado por imagens.
2. A imagem como invenção da realidade.
3. A dilatação e contração: o tempo da imagem e o tempo do observador.
4. A imagem narrativa: edição e a montagem.
5. A lista, o index, a repetição, a tabela.
6. Instrumento panóptico: a substituição do olhar divino.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
Participação construtiva em aula (10%) +
Frequência escrita (90%).

Exame: prova escrita (100%).

Bibliografia
- Rosemblum, N. (1998). Une histoire mondiale de la photographie. .: Editions Abbeville
- Serém, M. (2009). A Fotografia em Portugal, Arte Portuguesa, da Pré-história ao Século XX. . . lisboa: Fabu Editores
- Szarkowski, J. (2007). The Photographer's Eye. New York: The Museum of Modern Art
- Trachtenberg, A. (1980). Classic Essays on Photography. . Branford, Stony Creek: Leete’s Island Books

Método de Ensino
Serão leccionadas aulas teóricas, com apoio de textos e imagens.
A participação interventiva dos alunos será requisitada.

Software utilizado nas aulas
Powerpoint.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado