IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2018/19

Engenharia Química e Bioquímica

Introdução à Engenharia Química e Bioquímica

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 10764/2011 - 30/08/2011

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP , Cód. 91845.

Docente(s)
- Dina Maria Ribeiro Mateus (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
A disciplina tem por objetivos:
(a) dar uma visão integrada e estratégica da tecnologia de processos químicos e biológicos, das tecnologias de proteção ambiental e da sua integração com a sociedade atual;
(b) proporcionar uma introdução aos cálculos em engenharia;
(c) apresentar as principais variáveis que caracterizam um processo, exemplificar as respetivas técnicas de medição e métodos de cálculo.
Após conclusão da unidade curricular com sucesso, os alunos deverão:
(a) compreender a importância das indústrias de processos químicos e biológicos e das tecnologias de proteção ambiental, para um desenvolvimento sustentável;
(b) dominar os vários sistemas de unidades e sua conversão; identificar o número de algarismos significativos; efetuar interpolações e regressões lineares; usar calculadoras científicas e folhas de cálculo para representação e análise de dados;
(c) identificar as variáveis de processo e classificar os diversos tipos de processos; interpretar diagramas de fabrico.

Programa
1. Introdução: A indústria de processos químicos e biológicos; Principais sectores da indústria química e seus produtos; Aplicações da biotecnologia; Noções de higiene e segurança Industrial; Segurança e regulamentação em biotecnologia; Relação indústria - ambiente e tecnologias de proteção ambiental.
2. Introdução aos cálculos de engenharia química e bioquímica: Unidades e dimensões; Conversão de unidades; Sistemas de unidades; Análise dimensional; Notação científica; Representação e análise de dados.
3. Processos químicos e bioprocessos: Variáveis de processo, massa, volume e densidade, caudais, composição química, pressão, temperatura; Classificação dos tipos de processos, operações unitárias e reatores; Interligação de processos: diagrama de fabrico e diagrama de blocos; Fases de desenvolvimento de um projeto industrial; Exemplos de aplicação industrial.

Metodologia de avaliação
Apresentação e discussão de um trabalho de pesquisa bibliográfica (20%). Teste final escrito (80%). Classificação mínima de 10 valores em cada componente. Esta metodologia aplica-se em avaliação contínua e exame.

Bibliografia
- Himmelblau, D. e Riggs, J. (2012). Basic Principles and calculations in Chemical Engineering. US: Prentice Hall
- Felder, R. e Rousseau, R. (2005). Elementary Principles of Chemical Processes. US: John Wiley & Sons
- Lima, N. e Mota, M. (2003). Biotecnologia - Fundamentos e Aplicações. Lisboa: Lidel-Edições Técnicas
- Mateus, D. (0). Apontamentos das aulas teóricas, Enunciados dos exercícios propostos e Tabelas de apoio. Acedido em 12 de setembro de 2018 em www.e-learning.ipt.pt

Método de Ensino
Aulas teóricas e expositivas, onde se descrevem e exemplifica a aplicação dos principios fundamentais. Aulas teórico práticas onde se propõem a resolução de casos práticos. visita de estudo a uma unidade industrial.

Software utilizado nas aulas
Folhas de cálculo Excel

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de julho de 2019

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado