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Licenciatura em Engenharia Informática

Desenvolvimento de Aplicações Móveis

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 8644/2020 - 08/09/2020

5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 28,0 PL + 28,0 TP

Docente(s)
- José Casimiro Nunes Pereira
- Paulo Alexandre Gomes dos Santos

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
No final do curso, os alunos devem ser capazes de:
(1) - identificar e descrever a importância e especificidades associadas ao desenvolvimento de aplicações móveis, nomeadamente as diferenças para aplicações tradicionais;
(2) - identificar e descrever os diferentes paradigmas de desenvolvimento móvel, identificando as suas vantagens e desvantagens;
(3) identificar e descrever o funcionamento de componentes comuns em aplicações móveis;
(4) Desenvolver aplicações móveis no paradigmas nativo (kotlin) e híbrido (cordova).

Programa
1. Introdução ao desenvolvimento de aplicações móveis:
(a) relevância deste tipo de aplicações
(b) especificidades e considerações a ter conta no desenvolvimento móvel;

2. Paradigmas de desenvolvimento móvel:
(a) aplicações nativas
(b) aplicações “web-based” progressivas
(c) aplicações híbridas

3. Interfaces de utilizador (UI):
(a) ecrãs/vistas
(b) navegação
(c) entrada de dados (toque, teclado, gestos)
(d) layouts

4. Elementos de uma aplicação móvel:
(a) persistência de dados
(b) interacção com conteúdo web, mapas, beacons, localização e outros sensores
(c) realidade aumentada
(d) inteligência artificial

5. Desenvolvimento de aplicações Android:
(a) estrutura de uma aplicação Android
(b) Android Studio
(c) Android SDK

6. Desenvolvimento de aplicações híbridas:
(a) estrutura de uma aplicação híbrida
(b) Visual Studio Code

Metodologia de avaliação
Desenvolvimento de dois Projetos de aplicações móveis:
- Projeto 1 - desenvolvimento nativo (Kotlin): 70% nota final
- Projeto 2 - desenvolvimento híbrido (Cordova): 30% nota final
Nota mínima em cada projeto: 7.0 val

Classificação final: média ponderada das classificações dos Projetos 1. e 2.

Bibliografia
- Griffiths, D. e Griffiths, D. (2017). Head first Android development: A brain friendly guide. USA: OReilly Media.
- Smyth, N. (2017). Android Studio 3.0 development essentials. USA: Payload Media.
- Skeen, J. e Greenhalgh, D. (2018). Kotlin Programming: The Big Nerd Ranch Guide. USA: Pearson Technology Group

Método de Ensino
- Sessões práticas em Laboratório de TIC;
- Desenvolvimento e acompanhamento de projetos individuais.

Software utilizado nas aulas
- Android Studio
- Visual Studio Code
- outros considerados relevantes e a indicar durante as aulas

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 19 de outubro de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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