IPT Logotipo do IPT

Licenciatura em Engenharia Civil

Química Aplicada

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 10366/2022 - 24/08/2022 (Parceria ESTT/ESAI)

2 ECTS; 1º Ano, Anual, 16,0 TP

Docente(s)
- Jorge Morarji dos Remédios Dias Mascarenhas
- Valentim Maria Brunheta Nunes

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
A-Pretende-se que os alunos adquiram uma fundamentação teórica, bem como uma visão fenomenológica da química; B-Sejam capazes de descrever e interpretar fenómenos químicos; Consigam resolver problemas que envolvam conceitos químicos; C-Adquiram base científica para a compreensão e aplicação dos conhecimentos de química na Engenharia Civil em especial no que se refere ao desempenho e durabilidade dos materiais de construção.

Programa
1. Ferramentas básicas da Química. Classificação da matéria. Os três estados da matéria. Propriedades físicas e químicas. Unidades SI. Teoria e estrutura atómica. Tabela Periódica. Moléculas e iões. Relações mássicas. Mole e massa molecular. Reações químicas e equações químicas. Estequiometria. Reações em soluções aquosas. Tipos de reações: precipitação, ácido-base e oxidação-redução. Termoquímica. O calor envolvido em reações químicas.
2. Ligação química e Estados de Agregação da Matéria. Notação de Lewis. Eletronegatividade. Ligação iónica, ligação covalente e ligação metálica. Gases e leis dos gases. Propriedades dos líquidos. Cristais e sólidos amorfos. Diagramas de Fases.
3. Eletroquímica. Reações redox. Células galvânicas. Potenciais de redução padrão. Espontaneidade das reações. Introdução à corrosão.
4. Química aplicada à construção civil: Reações dos ligantes (cal aérea, cal hidráulica, cimento Portland e gesso); Metais (corrosão e sistemas de proteção (zincagem e cromagem)); Incompatibilidade na aplicação de alguns materiais (danos por contacto direto e por lixiviação); Propriedades singulares da água e seus efeitos nocivos na construção.

Metodologia de avaliação
Realização de um trabalho de síntese sobre aplicação da Química em Engenharia Civil (TS). Realização de um teste escrito sobre os conteúdos 1., 2, e 3 (altera isto se for preciso) (TE). A classificação final será CF = 0,3xTS + 0,7xTE. Para aprovação a CF terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
Metodologia aplicável em todas as épocas de avaliação.

Bibliografia
- Brown, L. (2010). Química geral aplicada à engenharia. . S. Paulo: Cengage Learning
- Chang, R. (2013). Química. Lisboa: McGraw-Hill
- Higgins, R. (2010). Materials for Engineers and Technicians. London: Elsevier,
- Mascarenhas, J. (2021). SISTEMAS DE CONSTRUÇÃO VOL.VIII – ESTRUTURAS DE AÇO LAMINADO E CONFORMADO A FRIO; MATERIAIS BÁSICOS (5ª PARTE): O GESSO, A CAL AÉREA, O CIMENTO E O AGLOMERADO NEGRO DE CORTIÇA, . Lisboa: Livros Horizonte

Método de Ensino
Part 1, 2, e 3-As metodologias de ensino definidas (via aplicação de diferentes métodos e técnicas), permitem a concretização dos objetivos de aprendizagem, proporcionando uma aprendizagem orientada para o saber/pensar, saber/fazer e saber/ser.
Parte 4 -Fornecimento dos conceitos fundamentais de estática e metodologias práticas para aplicações correntes da engenharia civil. Análise e discussão de estudos de caso

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 
Erradicar a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável
 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
Financiamentos