IPT Logotipo do IPT

Engenharia do Ambiente e Biológica

Impacte Ambiental (Opção)

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: NI n.º1417|EAB|ESTT|2011

5.5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 P , Cód. 910047.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
Desenvolvimento do conhecimento geral das temáticas de impacte e das soluções específicas; Garantia de uma sólida formação nesta área científica, integrando os desenvolvimentos mais recentes, nas perspectivas teórica, aplicada ou de carácter metodológico; Desenvolvimento de competências e de atitudes, potenciando a capacidade de aprendizagem autónoma ou com acompanhamento tutorial.

Programa
Definição de impacto ambiental; As fases da AIA; Aspectos legislativos relativos à avaliação de impacto ambiental; Prática da AIA em Portugal; Indicadores ambientais utilizados em AIA; Principais impactos ambientais associados a projectos de diversas tipologias; Análise de relatórios concluídos; Avaliação Ambiental Estratégia e Ordenamento do Território; Sistemas de Informação Geográficas no processo de EIA; Produção de cartografia temática; Análise geográfica, ambiental e social com o apoio de software; Impactes sectoriais; principais métodos de organização e apresentação da informação: métodos ad-hoc, checklists e matrizes

Metodologia de avaliação
A avaliação contínua será feita com 2 minitestes e um trabalho de avaliação que incluirá uma apresentação e um documento escrito. Os alunos cuja soma da avaliação continua totalize, pelo menos 10 valores, dispensarão da avaliação por exame.

Bibliografia
- Barrow, C. (2001). Environmental and social impact assessment. Londres: Arnold
- Jesus, J. e Partidário, M. (1994). Avaliação de impacte ambiental. Lisboa: Centro de Estudos de Planeamento e Gestão do Ambiente

Método de Ensino
Nas aulas teóricas é exposta a matéria que faz parte do programa e nas aulas práticas é feita a avaliação de impacte de casos específicos identificados em saídas de campo.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado