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Comunicação Social: Jornalismo e Comunicação Empresarial

História Económica e Politica

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 428/2023 de 09/01/2023

4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 28,0 TP + 2,0 OT , Cód. 829729.

Docente(s)
- Ana Cláudia Leal Marques Pires da Silva Mendes Pinto (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Os estudantes devem ser capazes de conhecer os principais factos económicos que, na história moderna do mundo ocidental, determinaram em medida substancial, a configuração do mundo e da sociedade atuais.
Neste contexto geral, o 1º objectivo fulcral será o de conduzir o aluno a adquirir conhecimentos alicerçados na compreensão e interpretação dos dados. Quando, onde, porquê e em que circunstâncias, serão questões sempre presentes.

Programa
I. A era das revoluções
1. A revolução industrial
II. A industrialização no século XIX e o surgimento de um novo mundo
1. A evolução europeia no século XIX
2. A segunda revolução industrial
3. Aspectos sociais e políticos das transformações do capitalismo no século XIX: a estratificação social, as ideias socialistas, os sistemas de segurança social.
III. O mundo em guerra
1. A primeira guerra mundial: antecedentes e sequelas
2. O tratado de Versalhes
3. A grande depressão
4. Ascensão dos fascismos
5. A segunda guerra mundial
5.1. A destruição da Europa e a emergência das superpotências.
IV. A caminho da sociedade pós industrial
1. Maio de 68 e flower power: a maioridade dos baby-boomers
2. A primeira crise do petróleo
3. A terceira revolução tecnológica
4. A globalização, a desregulação dos mercados e o mundo multipolar
V. Conflitos potenciais e actuais para o século XXI

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:
Nesta época, a avaliação da UC é contínua.
Os alunos serão avaliados através de 3 elementos:
1 - Prova escrita – 40%
2 - Trabalhos em aula– 20%
3 - Trabalho Final - 40% (Escrito – 20% + Oral – 20%)
Serão admitidos a exame os alunos que não apresentem um dos momentos de avaliação atrás
descritos, e que:
- não obtenham uma classificação mínima de 7 valores na prova escrita;
- não obtenham uma classificação mínima de 10 valores nos 2 trabalhos.
Nesta UC aplica-se o ponto 5 do artº 8º do Regulamento Académico (obrigatoriedade de 2/3 de presenças nas aulas TP).
A classificação final resulta da média ponderada de todos os elementos de avaliação.
O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
Trabalhadores-estudantes:
• A avaliação indicada aplica-se também aos Trabalhadores-Estudantes e
Estudantes Erasmus
• Os estudantes Erasmus devem contactar o/a docente para tomarem conhecimento de sua forma de avaliação, no prazo de duas semanas após a sua chegada.

Avaliação por Exame:
• Prova escrita – 100%
Classificação mínima para aprovação: 10 valores.
O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
Em Época Especial aplica-se o definido em Avaliação por Exame

Bibliografia
- BRASSEUL, J. (2014). História Económica do Mundo. lisboa: Edições Texto & Grafia
- CAMERON, R. (2000). História Económica do Mundo. Lisboa: Publicações Europa-América
- VALÉRIO, N. e MATA, E. (2007). História Económica de Portugal. Lisboa: Editorial Presença
- Valério, N. e Nunes, A. (1995). O Crescimento Económico Moderno. Lisboa: Editorial Presença

Método de Ensino
Aulas teóricas com exposição das matérias seleccionadas e orientação do estudo; aulas teórico-práticas em que se relacionarão notícias diárias com os acontecimentos e situações históricas que se irão expondo.

Software utilizado nas aulas
Plataforma de e-learning
Plataforma Microsoft Teams
Powerpoints

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis

 


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