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Comunicação Social: Jornalismo e Comunicação Empresarial

Sociedade e Globalização

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 428/2023 de 09/01/2023

4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 28,0 TP + 2,0 OT , Cód. 8297225.

Docente(s)
- Ana Cláudia Leal Marques Pires da Silva Mendes Pinto (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
No final do semestre o aluno estará capacitado para:
A. Identificar e explicar as particularidades que caracterizam cada um dos diferentes ciclos de Globalização;
B. Interpretar a componente económica da Globalização, à luz de conceitos e paradigmas contemporâneos;
C. Diferenciar os vários elementos que compõem a dimensão cultural da Globalização, enquadrando-os na tripla dialética local vs. global; heterogéneo vs. homogéneo e centrífugo vs. centrípeto;
D. Descrever as especificidades, potencialidades e riscos do fenómeno Comunicacional na Era Global.
E. identificar os desafios que a Globalização coloca às Sociedades no âmbito das dimensões abordadas.

Programa
1. Ciclos históricos gerais da Globalização
1.1. A Rota da Seda
1.2. Expansão Marítima
1.3. Globalização na Hodiernidade
2. Economia como motor da Globalização
2.1. A noção da Paz Comercial e de interdependência
2.2. A dimensão transnacional dos mercados
2.3. A fluidez e ética do capital na era global
3. Paradoxos Culturais da Globalização
3.1. A emergência de Culturas transnacionais, multiculturalismo/pluriculturalismo
3.2. Do relativismo cultural, ao tradicionalismo estado-centrico
3.3. A Cultura como marcador identitário e posicionador sociocultural
4. Comunicação na Era Global
4.1. A uniformização dos conteúdos e os espetáculos planetários
4.2. O Imperialismo Cultural no mundo globalizado

5. Desafios da Globalização
5.1. A redescoberta do "local" na era do "global"
5.2. A relevância das Organizações Internacionais
5.3. A emergência dos nacionalismos/totalitarismos
5.4. A ideia de Sociedade Civil Global

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:
Nesta época, a avaliação da UC é contínua
• Prova escrita 1 – 50%
• Elaboração e apresentação de um trabalho – 50% (20% trabalho escrito + 30% Defesa trabalho)
• Serão admitidos a exame os alunos que não obtenham uma classificação mínima de 7 valores na prova escrita;
Nesta UC aplica-se o ponto 5 do artº 8º (obrigatoriedade de 2/3 de presenças nas aulas TP) na avaliação, considerando os respetivos pesos.
A classificação final resulta da média ponderada de todos os elementos de avaliação.
O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
Trabalhadores-estudantes:
• A avaliação indicada aplica-se também aos TE

Estudantes Erasmus
• Os estudantes Erasmus devem contactar o/a docente para tomarem conhecimento de sua forma de avaliação, no prazo de duas semanas após a sua chegada.


Avaliação por Exame:
• Prova escrita – 100%
A prova escrita integra toda a matéria lecionada ao longo do semestre. Classificação mínima para aprovação: 10 valores.
O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

Em Época Especial aplica-se o definido em Avaliação por Exame.

Bibliografia
- Held, D. e McGrew, A. (2005). The Global Transformations Reader: An Introduction to the Globalization Debate. Cambridge: Polity Press
- Marks, R. (2015). Mundo Global: A História da Época Moderna. Lisboa: Clube do Autor
- Sousa Santos, B. (2005). Globalização e Ciências Sociais. São Paulo: Cortez Editora
- Waters, M. (2002). Globalização. Oeiras: Celta Editora

Método de Ensino
A unidade curricular contará com aulas de natureza teórica-prática. A exploração dos vários conteúdos programáticos será feita com recurso a aulas expositivas, bem como a exercícios realizados em contexto de aula e moderados pelas docentes.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso á justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis

 


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