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Comunicação Social: Jornalismo e Comunicação Empresarial

Inglês e os Média

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 428/2023 de 09/01/2023

4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 42,0 TP + 2,0 OT , Cód. 829714.

Docente(s)
- Marta Margarida Santos Dionísio (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Os alunos devem:
A. Aperfeiçoar um conjunto de competências linguísticas e socioculturais para aplicação em
situações comunicativas no âmbito da Comunicação.
B. Desenvolver capacidades de interpretação e produção textual usando a língua de forma fluente de acordo com as suas regras.

Programa
1. Os media Britânicos/Americanos
1.1. Imprensa escrita
1.1.1. Tipos de jornais - Broadsheets vs Tabloids - características
1.1.2. Tradução e retroversão de notícias
1.2. Televisão
1.2.1. Tipos de programas
1.2.2. Personalidades televisivas
1.2.3. Análise sociológica de programas televisivos
2. Linguagem utilizada nos diferentes média online e offline
3. Análise de documentos comunicacionais: noticiosos, publicitários e audiovisuais
3.1. Comparação de notícias publicadas por diferentes média
3.2. Comunicados de imprensa
4. Os acontecimentos e as personalidades que marcaram o mundo
4.1. Cobertura jornalística - análise e comparação
4.2. Culturas Britânica e Americana - impacto/reflexo na sociedade e nos media
5. A revolução digital na esfera dos média
5.1. Redes sociais
5.2. Mudanças e consequências
6. O papel da publicidade na sociedade

Metodologia de avaliação
* Avaliação por frequência:
- Teste escrito realizado no final do semestre- 50%
- Trabalhos práticos, participação oral nas aulas, fichas e assiduidade - 20%
- Realização de 1 trabalho de pesquisa escrito com apresentação oral (obrigatório em qualquer época de avaliação) - 30%
Só serão admitidos a avaliação contínua, os alunos que assistam a 2/3 do número total de aulas lecionadas. Caso não cumpram este requisito, serão automaticamente admitidos a exame.
A classificação final da UC resulta da média ponderada das classificações obtidas nas 3 componentes de avaliação acima definidas.
Trabalhadores-Estudantes e alunos abrangidos por outros estatutos legais:
- Teste escrito - 70%
- Trabalho de pesquisa (escrito e oral) - 30%
A classificação final da UC resulta da média ponderada das classificações obtidas nas 2 componentes de avaliação acima definidas.
* Avaliação por Exame:
- Exame escrito - 70%
- Trabalho de pesquisa (escrito + oral) - 30%
Este trabalho só se aplica a quem não o realizou durante o semestre.
A classificação final da UC resulta da média ponderada das classificações obtidas nas 2
componentes de avaliação acima referidas.
O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

Bibliografia
- Bradshaw, P. (2017). The Online Journalism Handbook - Skills to survive and thrive in the digital age. London: Routledge
- Burns, L. (2013). Understanding Journalism. London: Sage Publications Ltd.
- Harcup, T. (2015). Journalism Principles and Practice. London: Sage Publications Ltd.
- Knight, M. e Cook, C. (2013). Social Media for Journalists. Thousand Oaks, CA: Sage Publications Ltd.

Método de Ensino
Metodologia comunicativa centrada no aluno, aplicada à área da comunicação social, recorrendo a documentos autênticos, desenvolvendo competências comunicativas próximas do contexto
profissional através de atividades de leitura, oralidade e escrita.

Software utilizado nas aulas
NA

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países

 


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