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Conservação e Restauro

Iconografia e Iconologia

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3 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 2,0 OT , Cód. 938073.

Docente(s)
- Maria Teresa Ribeiro Pereira Desterro (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
1.Os alunos devem compreender os conceitos de Iconografia e Iconologia e as diversas modalidades que as mesmas apresentam.
2.O aluno deve ser capaz de apreender os diversos níveis de análise e interpretação da obra de arte, o que contribuirá para o seu enriquecimento cultural e cívico.
3.Adquirir conhecimentos e ferramentas teóricas e práticas indispensáveis à descodificação desses mesmos níveis de interpretação, de modo a ganhar autonomia na investigação desta temática e na sua divulgação.
4.Sempre que possível, realizar-se-á observação directa de objectos artísticos com valor iconográfico, através de visitas de estudo, locais ou externas, de modo a permitir a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

Programa
1.De Aby Warburg a Erwin Panofsky: a Iconologia como ciência.
1.1.Origens e evolução dos estudos iconológicos e seu importante contributo para a compreensão da obra de arte.
1.2.Disciplinas auxiliares da Iconografia e Iconologia

2.Iconografia, Iconologia e Simbologia: o valor da imagem
2.1.Definição de conceitos: iconografia, iconologia, alegoria, símbolo.
2.2.Aspectos particulares da Iconografia
2.3.Modalidades da Iconografia segundo o seu objecto
2.4.Fontes da iconografia

3. Iconografia mitológica
3.1. A Mitologia Clássica e as suas fontes
3.2. Persistência no Ocidente: alegoria e assimilação
3.3. Principais ciclos mitológicos da Antiguidade Clássica
3.4. Tipos iconográficos mais correntes e sua interpretação iconológica ao longo dos tempos.

4.Iconografia cristã
4.1.Fontes da Iconografia judaico-cristã
4.1.1. Iconografia do Antigo Testamento
4.1.2. Iconografia do Novo Testamento
4.1.3. A última sessão do Concílio de Trento e as suas orientações sobre a iconografia católica.

5.Iconografia profana. Uma possível sistematização
5.1. Iconografia do poder político:
5.1.1. Da iconografia imperial da Antiguidade à Iconografia nacionalista.
5.2. Iconografia das grandes figuras das Letras, Artes, Filosofia e Ciências.
5.3. Científico-geográfica (descobrimentos, exotismo.)

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: realização de duas frequências (ou uma frequência e um trabalho escrito e apresentado oralmente) cuja média final terá que ser igual ou superior a 10 para obter aprovação, desde que em nenhum destes momentos de avaliação o aluno tenha uma nota inferior a 8.
Exame Final : realização de um exame escrito sobre os temas constantes do programa. Aprovação com nota mínima de 10 valores.

Bibliografia
- GHEERBRANT, J. e CHEVALIER, , J. (1994). Dicionário de Símbolos. Lisboa: Teorema
- Moreira Azevedo, C. (2016). Estudos de Iconografia Cristã. (Vol. 1º). Lisboa: Fundação Manuel Leão
- Pereira, P. (2013). Decifrar a Arte em Portugal. (Vol. 6 vols). Lisboa: Círculo de Leitores
- Reau, L. (1996). Iconografía del Arte Cristiano,. (Vol. 5 vols). Barcelona: Ediciones del Serbal

Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas (com suporte de imagem) partindo da análise comentada de imagens e respectiva interpretação icográfica e iconológica.
Aulas teórico-práticas:discussão e reflexão sobre a análise iconológica das imagens.
Apoio tutorial.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de junho de 2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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