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Ano Letivo: 2021/22

Licenciatura em Conservação e Restauro

Projecto em Conservação e Restauro

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6 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 5,0 OT

Docente(s)
- Carla Maria P. Calado Rodrigues do Rego
- Fernando Manuel Conceição Costa
- Fernando dos Santos Antunes
- Ricardo Pereira Triães
- Luís Filipe Raposo Pereira

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1. Aplicar e desenvolver os conhecimentos do domínio técnico e científico da conservação e restauro do património cultural, nas suas áreas funcionais da preservação, conservação e restauro, adquiridos no processo de ensino e formação, nas diferentes unidades curriculares do ciclo de estudos.
2. Aplicar os conhecimentos e competências sedimentados e desenvolver novos conhecimentos e competências técnico-científicas em novas situações relacionadas com mercado de trabalho – do sector de actividade económica da conservação e restauro do património cultural integrado e móvel – quer ao nível das empresas do sector e das empresas subsidiárias e parceiras; quer ao nível das entidades e organizações (públicas ou privadas), proprietárias ou responsáveis pela gestão, pela salvaguarda e valorização, e pela preservação, conservação e restauro do património cultural, como: sítios arqueológicos, edifícios e monumentos (civis, militares e religiosos), museus, arquivos e bibliotecas, e colecionadores particulares.
3. Desenvolver hábitos e práticas de comunicação e divulgação dos estudos, investigações e intervenções realizados, privilegiando-se a comunicação e apresentação pública dos projectos desenvolvidos, e incentivando e valorizando a publicação de artigos relacionados com o trabalho de projecto ou os seus resultados, em revistas do sector/domínio, nacionais e internacionais, favorecendo as que tenham revisão por pares.

Programa
A. Desenvolvimento de um projecto em conservação e restauro, assente num trabalho de pesquisa escrito, subordinado à especialidade opcional para a qual for selecionado, e cujo tema e estrutura serão, prévia e obrigatoriamente, submetidos, discutidos e aprovados com o docente da especialidade, que garantirá o seu acompanhamento e orientação;
B. Desenvolvimento de pesquisa e investigação sobre tema escolhido e aprovado, numa perspectiva holística e de integração pluridisciplinar dos conhecimentos e competências desenvolvidos nas diferentes áreas científicas e técnicas ao longo do ciclo de estudos;
C. Preparação e organização de comunicação e divulgação pública do objeto de estudo do projeto, através de apresentação oral apoiada num documento multimédia.

Especialidades oferecidas pelo Curso:
Materiais Cerâmicos; Materiais Pétreos; Retabulística e Talha; Escultura em Madeira; Mobiliário; Pintura de Cavalete; Documentos Gráficos.

Metodologia de avaliação
A avaliação final inclui os seguintes itens:
1.Apresentação oral pública do objeto de estudo do Projeto em CR (10%);
2.Documento informático multimédia de apoio à apresentação oral (10%);
3.Projeto em Conservação e Restauro - Trabalho de pesquisa escrito (80%).

Informação complementar:
-A avaliação resulta da ponderação dos 3 itens de avaliação tendo os alunos de obter, no mínimo, 10 valores para obter aprovação;
-Dispensam de exame os alunos que tenham média igual ou superior a 10 valores;
-Os alunos ficam obrigados a proceder à apresentação oral (10%) e à entrega do documento informático multimédia (10%), e a obter, no mínimo, 10 valores em cada um destes itens, para serem admitidos a exame, a sua não apresentação e entrega ditará a exclusão de exame;
-Em avaliação final, nas diferentes épocas de exame, serão sempre ponderados todos os itens de avaliação;
-Eventuais melhorias serão feitas apenas aos trabalhos de pesquisa escritos, sendo considerados os restantes itens de avaliação na ponderação final.

Bibliografia
- BUYS, S. e OAKLEY, V. (1993). The Conservation and Restoration of Ceramics. London: Butterworth, Heinemann
- ORDOÑEZ,, C. e ORDOÑEZ, L. e ROTAECHE, M. (1996). Il Mobile: Conservazione e Restauro. Fiosole: Nardini Editore
- TAUBERT, J. (2015). Polychrome Sculpture: Meaning, Form, Conservation. Los Angeles: The Getty Conservation Institute.
- DANIELS, C. (2015). The Stone Restoration Handbook: A practical guide to the conservation repair of stone and masonry paperback. Marlborough: Crowood Press
- RIVERS, S. e UMNEY, N. (2012). Conservation of Furniture. Butterworth-Heinemann Series in Conservation and Museology. London: Routledge
- STONER, J. e RUSHFIELD, R. (2012). Conservation of Easel Paintings. London: Routledge
- DESCAMPS (ed.), F. (0). Methodology for the Conservation of Polychromed Wooden Altarpieces.: An International Conference Organized by the Getty Conservation Institute and the Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico, Seville, May 2002. . Acedido em 4 de março de 2021 em https://www.getty.edu/conservation/publications_resources/pdf_publications/wooden_altarpieces.html
- SCHWEIDLER, M. (0). The Restoration of Engravings, Drawings, Books, and Other Works on Paper. Translated, edited, and with an introduction, appendix, and glossary by Roy Perkinson.. Acedido em 4 de março de 2021 em https://www.getty.edu/conservation/publications_resources/books/restoration_works_on_paper.html

Método de Ensino
1.Serão disponibilizadas sessões para orientação tutorial para acompanhamento dos trabalhos a realizar.
2.Poderão ser organizadas sessões ou eventos formativos.
3.Será incentivada a participação em eventos formativos, científicos e culturais.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 09 de maio de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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