IPT Logotipo do IPT

Design e Desenvolvimento do Produto

Matemática

<< voltar ao Plano Curricular

5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 2,0 OT , Cód. 63891.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
Formular matematicamente problemas simples. Resolver problemas simples usando as progressões aritméticas e geométricas. Interpretar e resolver problemas de natureza geométrica.Aplicar as funções elementares na modelação de situações reais.Interpretar e aplicar o conceito de derivada de uma função...

Programa
1. Números e Álgebra elementar Números naturais, inteiros e racionais ? conceitos e regras operatórias, dimensões e unidades, escalas, proporções e percentagens; Números irracionais, potências e logaritmos; Polinómios - factorização de polinómios e simplificação de expressões algébricas; Equações e inequações ? resolução de equações e de inequações polinomiais.
2. Geometria Área, volume e centróide de formas comuns; Trigonometria no triângulo retângulo; Referencial ortonormado plano ? pontos em coordenadas retangulares e coordenadas polares, vetores, retas, parábolas e círculos; Medida da área sob uma curva ? regra de Simpson.
3. Sucessões e funções reais de variável real Generalidades sobre sucessões numéricas; Progressões aritméticas, progressões geométricas e sucessão de Fibonacci; Generalidades sobre funções reais de variável real; Funções algébricas; Funções transcendentes; Limites e continuidade de funções.
4. Cálculo Diferencial Derivada de uma função ? derivada de uma função num ponto e função derivada, regras de derivação e derivada de funções elementares; Aplicações das derivadas.

Metodologia de avaliação

Bibliografia

Método de Ensino

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado