IPT Logotipo do IPT

Mestrado em Design Editorial

Livros digitais

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 7904/2013 - 18/06/2013

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT + 3,0 O

Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa
- Ana Isabel e Sousa do Carmo

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
1. Entender as potencialidades dos novos suportes/meios de publicação digital
2. Compreender e distinguir os diferentes formatos de ebook
3. Conhecer as principais categorias de programas e dispositivos leitores
4. Adaptar o conteúdo de uma publicação ou de uma história impressa ao formato digital interativo
5. Planear gráfica e visualmente o interface para publicações/livros digitais
6. Editar e formatar livros digitais
7. Desenvolver projeto de design de livros digitais

Programa
1. Diferença entre publicações impressas e publicações digitais (PD); vantagens e desvantagens;
2. As PD em Portugal e no resto do mundo; o panorama das PD no IPT – trabalhos e projetos de alunos
3. Caraterização de um ebook, principais funções e elementos que o caraterizam e distinguem de outro tipo de publicações; a tipografia, as imagens, as zonas quentes, menus e botões, navegação
4. Os principais formatos de ebook; forma e uso, vantagens e desvantagens;
5. Categorias de programas, de software e de dispositivos leitores de ebook; seriação de ebooks face à tipologia de conteúdos disponíveis/que apresentam;
6. Do conteúdo impresso à representação das ideias ou das propostas: processo, métodos, formas; sketching, argumentos visuais;
7. Processo de designing ou criação de documentos interativos (Adobe InDesign)
8. Processo de designing ou criação de EPUB (Adobe InDesign)

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência e por Exame: apresentação e defesa de um projeto de livro digital
Projeto de ebook:
a) Design; esboços, maqueta/protótipo
= 80%;
b)Apresentação e defesa = 20%;
A classificação final de cada aluno, é atribuída pelos dois docentes que lecionam a UC.
A componente ou a área lecionada por cada um daqueles contribui com 50% para a formação da classificação final.
O enunciado de cada trabalho ou tarefa, explicita os itens que serão objeto de avaliação.
No final do semestre os alunos deverão apresentar o seu trabalho/conclusões, em formato de poster, de acordo com indicações, a serem fornecidas durante as aulas.
A apresentação dos trabalhos, no final do semestre, nos momentos de avaliação sumativa, está condicionada à assiduidade dos alunos às aulas, nos termos gerais definidos pelos Regulamentos do IPT.

Bibliografia
- Castro, E. (2011). EPUB Straight to the Point: Creating ebooks for the Apple iPad and other ereaders. Berkeley (EUA): Peachpit Press
- Diane, B. e Cohen, S. (2014). Digital Publishing with Adobe InDesign CC: Moving Beyond Print to Digital. EUA: Adobe Press
- Cohen, S. e Diane, B. (2013). Digital Publishing with Adobe InDesign CS6. Berkeley (EUA): Peachpit
- Diane, B. e Cohen, S. (2014). Digital Publishing with Adobe InDesign CC: Moving Beyond Print to Digital. EUA: Adobe Press

Método de Ensino
1. Aulas expositivas c/apoio audiovisual
2. Desenv. argumentos visuais c/base produtos existentes
3. Análise conteúdo; hierarquização
4. Criação argum. visuais
5. Desenv. exerc. confirmando conheci. adquirido
6. Trabalho projeto

Software utilizado nas aulas
Adobe InDesign
Adobe Digital Editions

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 29 de novembro de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
Financiamentos