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Ano Letivo: 2022/23

Turismo e Gestão do Património Cultural

Agências de Viagens e Operadores Turísticos 

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020

4 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 28,0 T + 28,0 PL + 14,0 OT , Cód. 820738.

Docente(s)
- João Pedro Tomaz Simões (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
- Fornecer conhecimentos e competências que permitam compreender a estrutura da distribuição turística;
- Dar a conhecer os conceitos e terminologias utilizadas pelos intermediários em turismo;
- Elaborar e comercializar pacotes turísticos;
- Conhecer e dominar o sistema de distribuição global.
- Consultar disponibilidades de voos
- Efetuar reservas de avião, incluindo pedidos especiais e outros elementos opcionais
- Efetuar alterações a reservas realizadas
- Consultar as notas das tarifas – alterações e cancelamentos
- Calcular o preço de uma viagem
- Realizar orçamentos de viagens

Programa
1. Programação de Pacotes Turísticos
1.1. O programa turístico
1.2. Tipos de programa turístico
1.3. O pacote turístico: conceito e classificações
1.4. Terminologia utilizada para definir o pacote turístico
2. O Trade Turístico
2.1. Operadores Turísticos
2.2. Operadores Turísticos Vs Operadores de mercado
2.3. Agências de viagens: Atributos, competências e legislação
3. Sistemas de Distribuição Global (GSD)
3.1. O contexto dos GDS
3.2. Os Sistemas Globais de Distribuição
3.3. A distribuição turística na internet
4. Introdução ao GDS Galileo
4.1. Elaboração da reserva
4.2. Consulta de horários: frequência de voos e disponibilidades
4.3. Campos obrigatórios da reserva
4.4. Campos opcionais
4.5. Serviços especiais e marcação de lugar
4.6. Venda de serviços auxiliares – carrinho de compras
4.7. Alterações/cancelamento da reserva
4.8. Atualização de Status Codes
4.9. Divide Booking File
4.10.Tarifas
4.10.1. Consulta das Notas – restrições para alterações e cancelamento
4.10.2. Tarifar reservas – diferentes tipos de Fare Quote
4.10.3. Branded Fares
4.10.4. Tipos de passageiros (adulto, criança, bebé, etc) ;
4.10.5. Procurar a melhor tarifa – shopping;
4.10.6. Elaborar orçamentos para os clientes.
4.11. Emissão de Documentos
4.11.1. Familiarização com os campos do bilhete;
4.11.2. Emissão de bilhete eletrónico;
4.11.3 Cancelamento de bilhetes;
5. Elaboração e comercialização de pacotes;
5.1. A produção turistica;
5.2. O desenho do circuito turístico;
5.3. A operação turística.

Metodologia de avaliação
1. Avaliação contínua:

1.1. Trabalho prático #1 (em grupo) - equivale a 40% da nota final em avaliação contínua.

1.2. Frequência - 60% da nota final.

2. Época de Exames:

2.1. A classificação no exame escrito equivale a 100% da nota para os alunos que não participaram na avaliação contínua.

Bibliografia
- Abranja, N. e Magalhães, C. (2018). Gestão de Agências de Viagens e Turismo. Lisboa: Lidel
- Archer, J. (2003). Manual of Travel Agency Practice. Oxford: Butterworth-Heinemann
- Chan, N. (2011). Circuitos turísticos - Programación y Cotización.. Buenos Aires: Ediciones Turísticas de Mario Banchik
- Holland, J. e Leslie, D. (2017). Tour Operators and Operations. Wallingford: CABI

Método de Ensino
As aulas teórico-práticas terão como finalidade munir o aluno com ferramentas e conhecimentos essenciais à atividade específica das agências de viagens e turismo, assim como capacitar o aluno no Software Galileo.

Software utilizado nas aulas
Microsoft Teams; Zoom; Mendeley e Galileo

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº197 de 15/03/2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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