IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2022/23

Turismo e Gestão do Património Cultural

Francês I

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020

4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 28,0 T + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 820711.

Docente(s)
- Carla Sofia Catarino Silva Mota (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Nível A1 de francês.

Objetivos
Os alunos deverão aperfeiçoar competências de comunicação geral. Do mesmo modo devem dominar um discurso específico na área do turismo, da hotelaria e da restauração.
Os alunos deverão dominar o vocabulário relativo às várias temáticas estudadas. Os alunos deverão, igualmente, dominar a ortografia e a pronúncia em língua estrangeira, de acordo com o nível da língua estudado.

ODS
5- Igualdade de género
10- Reduzir desigualdades

Programa
1.Contactos pessoais, sociais e profissionais:
1.1. contacto com o cliente em diferentes situações profissionais.
2.Rotinas profissionais:
2.1. Acolhimento;
2.2. Encaminhamento;
2.3. Equipamentos;
2.4. Serviços.
3.Viagens e deslocações:
3.1. Documentação;
3.2. Meios de transporte;
3.3. Locais de embarque.
4.Locais de interesse turístico:
4.1. Monumentos;
4.2. Atrações turísticas;
4.3. Espaços de convívio.
5.Gestão do lazer e animação turística:
5.1. Em empreendimentos turísticos;
5.2. Em empresas de natureza e aventura;
5.3. Em centros culturais.
6.Estruturas gramaticais – em conformidade com os conteúdos programáticos.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
Participação ativa na sala de aula; realização de exercícios e fichas de trabalho: 20%
Prova escrita intermédia: 40% (nota mínima de admissão: 10 valores)
Frequência: 40% (mínimo de admissão: 10 valores)

Avaliação periódica (alunos trabalhadores-estudantes ou abrangidos por outros estatutos legais):
Um teste escrito realizado no final do semestre em sala de aula – 50% (mínimo de admissão: 10 valores)
Um teste oral – 50%

Serão admitidos a exame os alunos que não obtenham uma classificação mínima de 9,5 valores nos itens referidos como elementos de avaliação contínua, todos de caráter obrigatório.

Avaliação por exame (normal e recurso):
Exame escrito: 50% (classificação mínima 9,5 valores)
Exame oral: 50%

Bibliografia
- Dussac, E. (2017). Bon Voyage. Paris: Clé International
- A, M. (2016). Apprends et révise la grammaire. Gramática prática do Francês. (Vol. 1). Porto: Porto Editora
- AAVV, A. (2015). Bescherelle . (Vol. 1, 2 et 3). Paris: HATIER
- Corbeau, S. e Dubois, C. e Penfornis, J. e Semichon, L. (2013). Hôtellerie-restauration.com. Paris: CLE International
- Dubois, C. e Penfornis, J. e Corbeau, S. (2013). Tourisme.com. Paris: CLE International

Método de Ensino
Participação ativa na sala de aula: realização de exercícios e fichas de trabalho; apresentações orais;
Frequência.

Software utilizado nas aulas
N/A

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº198 de 04/04/2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
b-on
santander
erasmus
catedra
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado