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Fotografia

Química

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 2435/2023 de 17/02/2023

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP + 10,0 OT , Cód. 964561.

Docente(s)
- Valentim Maria Brunheta Nunes (1)(2)
- José Manuel Quelhas Antunes (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
Desenvolvimento de capacidades para a compreensão dos temas da química geral e sua aplicação aos processos fotográficos. Compreensão das variáveis químicas dos processos de revelação.

Programa
Componente teórica:
1-Estrutura da matéria: Teoria atómica. Estrutura do átomo. Relações mássicas - número atómico, número de massa e isótopos. Moléculas. Iões e compostos iónicos. Tabela Periódica. Classificação periódica dos elementos. Configurações electrónicas e a tabela periódica: variação das propriedades atómicas.
2-Ligação química: notação de Lewis, regra do octeto. Ligações: iónica, covalente e metálica. Nomenclatura dos compostos inorgânicos.
3-Estequiometria: Massa atómica, mole, massa molar e reacções químicas. Acerto de equações químicas. Soluções e modos de exprimir concentrações. Preparação de soluções a partir de solutos sólidos e líquidos, e por diluição de soluções concentradas.
4-Ácidos e bases: Ácidos e bases de Bronsted e de Lewis. Propriedades ácido-base da água. O conceito de pH. Força de ácidos e bases. Medição do pH: indicadores e medidores; eléctrodo de medida de pH; eléctrodo de referência.
5-Oxidação-redução: Reacções de oxidação-redução. Acerto de reacções redox. Células electroquímicas. Potenciais de redução padrão.
6-Química orgânica: Hidrocarbonetos. Nomenclatura dos hidrocarbonetos saturados. Nomenclatura dos
cicloalcanos. Grupos Funcionais.
7-Química da fotografia a preto e branco: Constituição do filme PB. Mecanismos fotoquímicos de formação de imagem – Formação de imagem latente; Variação da fotossensibilidade dos sais de prata com o c.d.o.; Mecanismo de sensibilização espectral. Revelação-Agentes químicos de revelação; Equilíbrios ácido-base e redox da hidroquinona; Equilíbrio iónico do metol; Mecanismo da revelação; A forma do grão de prata metálica após revelação; Revelação química e revelação física; A superaditividade; Agentes alcalinos; Antioxidantes; Antivéu; Outros agentes. Banho de paragem. Fixação – mecanismo de fixação, composição do banho fixador. Lavagens.

Componente prática laboratorial:
Trabalho nº 1 - Medição do volume e massa de líquidos.
Trabalho nº 2 - Preparação e diluição de soluções.
Trabalho nº 3 - Aferição de soluções.
Trabalho nº 4 - Titulação potenciométrica.
Trabalho nº 5 - Introdução à Oxidação-Redução.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua
A aprovação na unidade curricular depende da execução experimental de todos os trabalhos práticos e da entrega dos respectivos relatórios (P, correspondendo a 40%) e da realização de dois testes escritos sobre a matéria teórica (T, correspondendo a 60%).

Avaliação final
A avaliação final consiste num teste escrito, em qualquer uma das épocas, sobre a matéria teórica (T).

A nota final, quer da avaliação contínua quer da avaliação final, será a média ponderada das duas componentes segundo a fórmula: 0.6T+0.40P

Serão excluídos da avaliação final os alunos que não realizarem os cinco trabalhos práticos laboratoriais e/ou não elaborarem os respectivos relatórios, sendo que a realização destas tarefas é considerada indispensável.

A avaliação prática é válida no ano letivo em que é realizada e no ano letivo seguinte.

Os alunos aprovam com nota final igual ou superior a 10 valores.

Bibliografia
- Atkins, P. (1989). General Chemistry. New York: Scientific American
- Chang, R. e Goldsby, K. (2019). Química. New York: McGraw Hill
- Current, I. e Compton, J. e Stroebel, L. e Zakia, R. (2000). Basic Photographic Materials and Processes.. Boston: Focal Press

Método de Ensino
Aulas teóricas onde são leccionados os fundamentos teóricos, aulas teórico-práticas e aulas práticas de trabalho de laboratório onde se executarão ensaios com manuseamento de algumas variáveis da revelação.

Software utilizado nas aulas
Não Aplicável

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos

 


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